São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobe número de homens que têm tarefas no lar

DA REDAÇÃO

O percentual de homens que declaram fazer algum tipo de tarefa doméstica cresceu em relação ao início da década. Em 2008, 45,3% dos homens disseram ao IBGE que as realizam, ante 42,5% em 2001, quando a pesquisa começou a ser feita no país.
Apesar de mais homens se dedicarem ao cuidado da casa, caiu o número de horas gastas nessas atividades -de 10,94 para 9,71 por semana no período.
Segundo os especialistas, o avanço do número de pessoas que moram sozinhas é um dos fatores que contribuem para aumentar o percentual dos homens que declaram realizar as atividades domésticas. Mas isso não explica tudo. "Há uma moral machista arraigada, que ajuda a subestimar o trabalho doméstico dos homens. Há os que moram sós e que declaram não fazer nenhum afazer doméstico", diz Claudio Dedecca, professor da Unicamp.
Diferentemente do que ocorre com as mulheres, o número de horas que os homens dizem dedicar à casa não varia muito conforme a escolaridade. A diferença do tempo empregado é de menos de uma hora entre os que estudaram até um ano e os que frequentaram a escola por 15 ou mais anos.
Sobre a divisão das tarefas entre o casal, Dedecca afirma que os dados mostram uma reacomodação do trabalho em casa. "Quando a mulher casada entra no mercado, ela melhora as condições em que negocia a divisão de responsabilidades. Agora parece ser o momento da briga, da discussão para redistribuí-la." (VF)


Texto Anterior: Mulheres trabalham menos tempo em casa
Próximo Texto: Foco: "Nunca trabalhei tanto na minha vida", afirma ex-dona de casa de Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.