São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo de contágio afeta ações na Europa e agrava crise de liquidez

MARCELO NINIO
DE GENEBRA

Os mercados europeus reagiram ontem com as maiores quedas em dois anos e meio à quebra do banco americano Bear Stearns, que reforçou os temores de um efeito dominó em instituições financeiras.
Diante da crescente crise de liquidez, o Banco da Inglaterra anunciou a injeção de 5 bilhões de libras (cerca de R$ 17,1 bilhões) no mercado. "Juntamente com outros bancos centrais, o Banco da Inglaterra está monitorando de perto as condições do mercado", disse o BC inglês em um comunicado.
As ações do UBS, o maior banco suíço e um dos mais afetados pela crise deflagrada no ano passado pelo mercado imobiliário dos Estados Unidos, desabaram ontem 13,9%, num dia de perdas generalizadas para o setor. Nos últimos 12 meses, as ações do UBS acumulam desvalorização de 64%.
Outros bancos seguiram o mesmo caminho ontem, com queda de 8,6% nas ações do Credit Suisse em Zurique e de 4,3% do Deutsche Bank em Frankfurt. Apesar do aparente contágio, analistas consideravam improvável que essas instituições possam entrar em colapso por falta de liquidez.
"Credit Suisse, UBS e Deutsche Bank parecem ainda estar imunes à quebra", disseram os analistas Matthew Clark e Vasco Moreno, da consultoria Keefe, Bruyette & Woods em um comunicado a clientes.
As principais Bolsas européias fecharam em baixa. Na Alemanha, o índice DAX teve queda de 4,2%; no Reino Unido, o FTSE 100 caiu 3,9%; e, na França, o CAC 40 fechou em baixa de 3,5%. Embora os bancos estejam no olho do furacão, as maiores perdas foram do gigante alemão Siemens, cujas ações despencaram 17% depois que atrasos em projetos e cancelamentos de encomendas levaram o grupo a rever sua previsão de lucros.
"As decisões do Fed têm ressaltado o tamanho do problema de liquidez no mercado financeiro", disse à Folha Lena Komileva, economista da corretora Tullent Prebon, em Londres.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Socorro a banco dos EUA assusta mercado
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.