São Paulo, sábado, 18 de abril de 2009

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Volks ameaça passar Toyota e virar líder mundial do setor

Empresa se beneficia de incentivos em países nos quais tem forte presença, como o Brasil

Montadora japonesa havia se tornado a número um em vendas no ano passado, após 77 anos de liderança da norte-americana GM


CHANG-RAN KIM
CHRISTIAAN HETZNER
DA REUTERS

A Volkswagen pode ter se tornado a número um mundial em vendas de automóveis no primeiro trimestre, superando a Toyota, graças a incentivos governamentais que alimentaram a demanda em seus principais mercados.
Ainda que suas vendas tenham caído 11% no primeiro trimestre, para 1,39 milhão de veículos, o grupo elevou sua participação no mercado global de veículos em 1,3%, para 11%.
"Ganhar mercado durante uma crise é certamente notável", disse Frank Brautlecht, analista da Jato Dynamics.
A Toyota não ofereceu previsão sobre suas vendas no varejo, mas a mais recente estimativa da empresa para embarques no primeiro trimestre de 2009 é de 1,23 milhão de veículos, 47% abaixo do resultado do período no ano passado. Em 2008, após 77 anos de liderança da GM, a japonesa Toyota se tornou a maior vendedora de automóveis do mundo. "A Volkswagen tem a sorte de ser forte nos mercados que estão em crescimento, enquanto a Toyota está exposta a mercados em colapso", disse Ferdinand Dudenhöffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva, em Gelsenkirchen.
A Volks, que detém nove marcas, tinha por objetivo superar a Toyota e a americana GM e atingir a posição de maior montadora até 2018. A meta era encarada com ceticismo, porque a Volks vendeu só 6,3 milhões de veículos em 2008, ante os 9 milhões da Toyota.
Mas o aprofundamento da recessão paralisou a demanda nos principais mercados da Toyota; as vendas caíram 38% nos Estados Unidos e 24% no Japão de janeiro a março.
A Volks se beneficia de planos governamentais de estímulo que elevaram a demanda na Alemanha, na China e no Brasil, seus três maiores mercados, que, juntos, responderam por metade das vendas do grupo no primeiro trimestre. No Brasil, onde houve redução na alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis, as vendas da Volks cresceram 17,4% em março em relação ao mesmo mês de 2008, mais do que o setor (16,9%), disse à Folha o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall. Foi o segundo melhor resultado do grupo, atrás da Alemanha.

Com a Redação

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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