São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTECIONISMO

Sergio Amaral diz que país vai à OMC contra salvaguarda ao aço dos EUA
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sergio Amaral, anunciou que o Brasil vai mesmo recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os Estados Unidos.
Por causa das salvaguardas às importações de aço, anunciadas em março pela Casa Branca, o Brasil decidiu entrar com um pedido de abertura de um panel (tribunal arbitrário) contra o governo americano.
A decisão, que consolida a mudança de estratégia diplomática do governo brasileiro, deve resultar na abertura de uma investigação às práticas comerciais americanas, determinando um confronto formal entre os dois países.
"Já existe a decisão de recorrer à OMC. O Itamaraty já está preparando a defesa. É uma questão basicamente técnica", anunciou o ministro, que esteve ontem no Rio de Janeiro.
Embora esperasse por uma solução bilateral, em caráter diplomático, o Itamaraty mudou de posição por conta das últimas decisões do governo e Congresso americanos.
Além das restrições ao aço, o Congresso aprovou, semana passada, a "farm bill", nova legislação agrícola que determina a concessão de subsídios aos produtores americanos.
Amaral não soube informar quando será dada entrada no processo na OMC, mas disse que técnicos do Itamaraty já iniciaram os procedimentos jurídicos para início do painel.



Texto Anterior: Panorâmica - Mídia: Grupo alemão compra Napster por US$ 8 mi
Próximo Texto: Disputa: Embratel vai ao Cade contra tarifas de teles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.