São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação nos EUA supera a brasileira

JULIANA GARÇON
DA REDAÇÃO

A taxa de inflação ao consumidor nos EUA (CPI) divulgada ontem supera os índices de preços brasileiros, mas as situações das duas economias são muito diferentes: lá, a pressão dos preços é mais controlável, e as taxas de juros são menores.
O CPI acumula 1,67% até abril. Anualizado, o índice é de 5,09%. Para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, esses índices são de 1,65% (acumulado no ano) e 5,03% (acumulado e anualizado), diz Luiz Suzigan, economista da LCA Consultoria.
Para conter o processo inflacionário, os dois países usam os juros. No Brasil, a taxa básica está em 15,75% ao ano. Nos Estados Unidos, em 5%.
"As situações são bem diferentes. O surto [de alta dos preços] não tende a virar inflação de longo prazo lá, pois não há memória inflacionária como no Brasil, e a elevação dos preços não é incorporada às expectativas de médio e longo prazo", diz a professora de Margarida Gutierrez, do Coppead-UFRJ. "Além disso, lá a produtividade é crescente e pode absorver as altas de custos sem que os lucros caiam. Não dá para dizer que esse repique seja uma tendência para os próximos 12 meses."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Aperte o cinto para turbulência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.