São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

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TECNOLOGIA

Empresa passa a oferecer recurso para usuário incluir vídeos na internet; concorrente já é o site que mais cresce no mundo

Google entra na disputa com o YouTube

Jeff Chiu - 20.abr.06/Associated Press
Pedestres em frente à sede do Google, na Califórnia (EUA)


JONATHAN THAW
DA BLOOMBERG

O Google Inc., que opera a ferramenta de busca mais utilizada da internet, está lançando um recurso que permite aos usuários oferecer vídeos na internet, na tentativa de superar o YouTube Inc., líder de mercado.
O site do Google permitirá que os usuários enviem videoclipes e, em seguida, forneçam um link para seus vídeos, que poderão ser compartilhados com outros usuários, disse Hunter Walk, gerente de produto da empresa.
Assistir a vídeos gerados por usuários na internet está se tornando mais popular à medida que as pessoas adquirem conexões de alta velocidade e à medida que sites como o YouTube e o Google Video contribuem para facilitar a oferta de videoclipes.
O Google, sediado em Mountain View, no Estado norte-americano da Califórnia, também abrigará uma página com clipes do filme "Até que o Casamento nos Separe", da Universal Pictures, e permitirá que os usuários enviem vídeos baseados em suas experiências pessoais, informou Walk.
"Os vídeos gerados pelos consumidores estão se desenvolvendo rapidamente", segundo Allen Weiner, analista da Gartner Inc., de Stanford, no Estado de Connecticut. O YouTube e o Google tentam expandir seus conteúdos para atrair usuários e anunciantes, declarou Weiner.
Em abril passado, o YouTube registrava 12,5 milhões de usuários, comparativamente aos 9,5 milhões de usuários do MSN Video, da Microsoft, aos 9 milhões do site de vídeos MySpace, da News Corp., e aos 7,3 milhões do Google Video, segundo a empresa de pesquisa Nielsen/NetRatings. O YouTube foi o site de crescimento mais acelerado dos últimos seis meses, período em que seu número de usuários se multiplicou mais de 11 vezes.
As ações do Google recuaram US$ 4,90, passando a valer US$ 371,30 ontem no pregão composto Nasdaq. Neste ano, os papéis da empresa caíram 11%. Nos últimos 12 meses, porém, as ações registraram valorização de 61%.
O Google inaugurou seu site de vídeos em janeiro de 2005 e, quatro meses depois, a empresa lançou um recurso para permitir que os usuários fizessem o "upload" de vídeos. Antes, os usuários do Google Video que quisessem fazer o "upload" e enviar seus próprios vídeos para o site precisavam descarregar um software adicional. Agora, só precisam acessar o site e transmitir seus vídeos.


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