São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações disparam; CVM pede esclarecimentos

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A oferta da Sadia para aquisição do controle acionário da Perdigão, anunciada no domingo, deu um impulso considerável às ações das empresas ontem. A ação ON (ordinária) da Perdigão disparou 17,60% no pregão de ontem da Bolsa de Valores de São Paulo. O papel PN (preferencial) da Sadia teve ganho de 8,07%.
Mas, na semana passada, antes do anúncio da operação, as ações das duas empresas já haviam se destacado, liderando as altas entre as 54 que compõem o Ibovespa -principal índice da Bolsa. A valorização acumulada pela ação ON da Perdigão na última semana foi de 13,02%, e a PN da Sadia subiu 8,15%. O Ibovespa caiu 2,08% no período.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informou que vai analisar o comportamento dos preços das ações das empresas nos dias anteriores ao anúncio da oferta de compra das ações, que se tornou pública no domingo. A CVM informou que pediu esclarecimentos à Sadia. Suspeita-se que tenha havido vazamento de informação.
Segundo a assessoria de imprensa da Sadia, para a empresa, "as oscilações das ações nos últimos dias foram normais, baseadas em expectativas do mercado, como a abertura da Rússia e outros".

Vantagem
Para o acionista minoritário, se o negócio chegar a ser concluído, há a vantagem de a Perdigão pertencer ao Novo Mercado da Bovespa.
Fazer parte do Novo Mercado significa que a empresa aderiu a um conjunto de regras societárias -conhecidas como boas práticas de governança corporativa- que são mais rígidas do que as presentes na legislação. Entre essas, há a extensão para os acionistas minoritários das mesmas condições obtidas pelos controladores quando há a venda do controle da companhia.
"Se o negócio for concluído, poderá ser interessante para o acionista minoritário, pois a empresa está no Novo Mercado", afirma Charles Philipp, diretor da corretora SLW.
"As ações das empresas só não subiram mais porque o mercado não colaborou", diz Philipp. A Bovespa terminou ontem em baixa de 1,37%.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Sadia afirma que não aceita contraproposta
Próximo Texto: Comércio exterior: Empresa terá de aceitar CPMF para ter nova regra cambial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.