São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de Nova York tem maior seqüência de alta em 3 meses

DA REDAÇÃO

A Bolsa de Nova York teve o seu segundo dia de crescimento expressivo, animada com os resultados de bancos, especialmente do JPMorgan Chase, e com a queda no preço do petróleo. No entanto, ainda persiste o temor de que o mercado continuará procurando o seu piso e que as próximas semanas serão marcadas pela oscilação, com resultados como o anunciado ontem pelo Merrill Lynch ainda preocupando.
O índice Dow Jones, o principal da Bolsa de Nova York, avançou 1,85% ontem, depois de subir 2,52% no dia anterior. É a melhor seqüência do índice neste ano desde o período de 15 a 18 de abril, quando acumulou alta de 4,45% -0,03 ponto percentual superior ao crescimento dos últimos dois dias.
O principal motivo da alta foi o lucro do JPMorgan, que, apesar da queda de 53% ante o segundo trimestre de 2007, superou a expectativa de analistas, e suas ações subiram 13,52%. As do Bank of America avançaram 16,9%, e as do Citigroup, 9,11%. Já as da Coca-Cola, cujo lucro recuou 23% de abril a junho, tiveram queda de 3,82%.
O terceiro dia de queda do petróleo, que ficou abaixo de US$ 130 pela primeira vez desde o início de junho, também animou os investidores.
"Nós ainda estamos interpretando isso como uma alta contida dentro de um prolongado mercado do urso", afirmou ao "Wall Street Journal" Brian Shepardson, da James Investment Research. Mercado do urso é um ciclo de pessimismo nas Bolsas, quando o índice caiu pelo menos 20% desde o seu último pico.
A recuperação vai continuar sendo testada hoje com os resultados divulgados após o final do pregão de ontem e que foram considerados desapontadores. O Merrill Lynch, o terceiro maior banco de investimento dos EUA, perdeu US$ 4,9 bilhões de abril a junho -o quarto trimestre seguido de prejuízos. O avanço dos lucros de Google e Microsoft foi inferior ao esperado. Outro temor é o balanço, hoje, do Citigroup.


Texto Anterior: UBS fecha divisão suspeita em sonegação
Próximo Texto: Vale e Petrobras fazem Bovespa recuar 3,14%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.