São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VAREJO

Inadimplência cresce 89% em julho, diz SPC

DA REPORTAGEM LOCAL

O cenário de aumento da inadimplência no país se agravou em julho, com níveis quase 90% maiores do que os do mesmo mês de 2005, segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) de ontem.
O número de registros de CPFs de pessoas que não honraram suas dívidas subiu 89,24% nessa comparação, a maior expansão neste ano. O ritmo é superior ao registrado no acumulado do ano, de 34,73%. Em relação a junho, a inadimplência em julho cresceu 41,65%.
Segundo o presidente do SPC, Araken de Carvalho Novaes, a explicação para o índice elevado está em fatores como a expansão de parcelas de baixo valor para crediário, oferecida pelo varejo; as inclusões de registros originadas nas empresas fornecedoras de infra-estrutura; e a ampliação do acesso a crédito aos consumidores das classes D e E.
"Essa nova classe de compradores, ao buscar os prazos dilatados, arrisca-se à inadimplência. São consumidores com menos fôlego financeiro, mais susceptíveis ao desemprego e sem uma reserva, sem poupança", disse Novaes.
Já as consultas ao SPC, uma espécie de termômetro das vendas a prazo, apresentaram crescimento de 5,02% em julho ante o mesmo mês de 2005. Em relação a junho, porém, houve queda de 0,97%.


Texto Anterior: Vale investe em mina de US$ 2 bi em Moçambique
Próximo Texto: Operação Dilúvio: Número de presos pela PF chega a 102
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.