São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOMENTO

BNDES lança linha de capital de giro para média empresa

DA SUCURSAL DO RIO

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou ontem uma linha de crédito para empresas com faturamento de até R$ 300 milhões por ano, denominada Procomp (Programa de Competitividade das Empresas do Setor Industrial).
O programa é voltado principalmente ao financiamento de capital de giro para ser usado em treinamento, equipamentos ou investimento em intangíveis, como marca e inovação. O critério para concessão levará em conta o volume de investimentos nos últimos três anos, que representará também o limite de empréstimo, desde que não ultrapasse 10% do faturamento do último exercício fiscal.
Segundo o presidente do BNDES, Demian Fiocca, a linha atenderá fornecedores das indústrias de petróleo, petroquímica, siderurgia e papel e celulose. A Petrobras, por exemplo, tem plano de investimentos de US$ 87,1 bilhões de 2007 a 2011. Mas há carência de investimentos entre os fornecedores da cadeia de petróleo.
Além dos setores impulsionados por grandes projetos, Fiocca frisou que a linha pode atender empresas que sofreram com o aumento da concorrência com os produtos chineses, como a indústria de calçados.
Segundo o diretor da área de Planejamento do BNDES, Antônio Barros de Castro, trata-se do nascimento de uma política do banco orientada para este tipo de empresa. (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Tabaco: Empresas de cigarro mentiram sobre riscos, diz Justiça dos EUA
Próximo Texto: Dívida rural: Governo desonera produtor do pagamento de encargos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.