São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

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Transparência é valorizada pelo mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

Os casos de falta de transparência nas demonstrações financeiras são tão freqüentes e crônicos que o mercado desistiu de buscar uma punição para quem desrespeita as regras e preferiu "premiar" as empresas com boas práticas de governança com juros menores, crédito farto e a negociação de ações.
O Novo Mercado da Bovespa foi o primeiro a instituir isso, ao abrir espaço para as empresas com práticas diferenciadas e ações ON, com direito a prêmio de controle.
Para Lucy Sousa, presidente da Apimec-SP (associação dos analistas), o mercado relegou as empresas com falta de transparência a segundo plano. "Em um mesmo segmento, se você tem uma empresa transparente e outra que não é, claro que a transparente terá melhor precificação. A transparência é importante especialmente no momento atual, de falta de liquidez."
A pesquisadora Mara Jane Malacrida, da USP, realizou estudo que mostra que as empresas com mais transparência enfrentam uma menor instabilidade no preço de suas ações.


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