São Paulo, terça-feira, 18 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Reservatório tem nível recorde e luz pode ficar mais barata

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

Os reservatórios das hidrelétricas brasileiras atingiram em agosto o maior nível de água armazenada dos últimos dez anos. De acordo com o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, não será necessário acionar usinas termelétricas (mais caras que as hidrelétricas) até o fim do ano -o que pode significar uma economia na conta de luz do brasileiro em 2010.
No ano passado, as térmicas a gás ficaram ligadas praticamente o ano inteiro. Isso contribuiu para encarecer a energia - 2009 foi marcado por reajustes significativos nas contas de luz.
De acordo com o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Nelson Hubner, a queda da demanda por energia elétrica por conta da crise econômica contribuiu para poupar água nos reservatórios.
O volume de chuvas anormal para o período seco fez com que os níveis dos reservatórios alcançassem 85,8% na Região Sul, 80,7% no Nordeste, 75,9% no Norte e 74,1% no Sudeste/Centro-Oeste.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Previdência: Reunião com centrais sobre reajuste do INSS é adiada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.