São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2006

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Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

HSBC aposta suas fichas no segmento de banco popular

Confiante na continuidade do processo da queda dos juros, o HSBC vai dobrar suas apostas no segmento de baixa renda. Em janeiro, a instituição vai oferecer aos clientes da sua financeira, a Losango, a possibilidade de abrir uma conta corrente simplificada, a exemplo dos bancos populares que já existem no Brasil.
O objetivo, ao adotar essa política, é de que as contas simplificadas abertas pelos clientes da Losango funcionem como uma espécie de porta de entrada para novas contas no próprio HSBC. A Losango tem atualmente 17 milhões de clientes, e a expectativa do HSBC é de que sejam abertas, logo de cara, cerca de dois milhões de contas simplificadas. A renda exigida será de até R$ 700 mensais.
A decisão faz parte da estratégia traçada por Emilson Alonso, que, desde o dia 1º de outubro, assumiu o cargo de presidente do HSBC Bank Brasil, o primeiro brasileiro a ocupar a função no país. Desde setembro de 2003, ele já exerce o cargo de CEO.
Segundo Alonso, essa será uma das principais estratégias de crescimento do banco. Atualmente, no Brasil, dois terços da população economicamente ativa ainda não possui conta bancária, o que é um nicho a ser explorado pelos bancos. "O grande desafio será a bancarização", diz.
Ao partir para esse mercado, Alonso aposta na queda de juros na economia. Ele acha que a Selic, hoje em 14,25%, já deveria estar na faixa de 10%, o que significaria um juro real de 6% ao ano, um patamar ainda elevado em relação ao resto do mundo.
Sem fazer críticas ao Banco Central, Alonso acha que houve um excesso de conservadorismo do governo, principalmente na fixação da meta de inflação. Ele acha, no entanto, que a dose do remédio aplicado para conter a inflação foi além do necessário, dado o prêmio de risco-país.
De acordo com o presidente, a grande dúvida, agora, se refere à velocidade de crescimento da economia brasileira, daqui para a frente. Se o país irá crescer ao ritmo de 3% ao ano, ou de 6%. Tudo depende, na sua opinião, das alianças políticas que serão fechadas depois da eleição presidencial.
Para Alonso, o país sairá dividido depois da eleição, e será inevitável, seja quem for o vencedor, procurar o partido adversário para negociar um acordo. Ou o PT terá de procurar o PSDB, ou vice-versa, para o novo governo conseguir realizar as reformas estruturais e dar condições ao país de iniciar uma nova fase de crescimento sustentável.
Nesse sentido, Alonso considera positiva a polarização do país na eleição. De acordo com ele, essa divisão poderia levar o Brasil a considerar e debater a criação do pacto social, tão discutido mas nunca realizado. "Sem um pacto será muito difícil governar o país".

FULL TIME
A Europ Assistance, multinacional do setor de assistência 24 horas, instalada no Rio, anuncia hoje sua mudança para Alphaville (SP). A central de atendimento da empresa ocupará 2.216 m2 e terá capacidade para até 700 funcionários. Para a operação paulista, foram investidos R$ 7 milhões. "Precisávamos nos aproximar fisicamente dos clientes", diz Nuno David, diretor-geral da empresa no Brasil. O escritório carioca será mantido.

ARRIBA, COLÔMBIA
O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos Calderón, vem ao Brasil na próxima semana com a agenda totalmente voltada para negócios. Calderón busca novos parceiros comerciais, fala sobre as potencialidades do país, sobre os números do setor do turismo e apresenta a nova aposta de destino para os brasileiros: a cidade de Santa Marta, primeira a ser fundada na Colômbia.

NEGÓCIO EXPRESSO
A Nossa Caixa realiza amanhã, em Santos, nova edição do "Café & Negócios", programa de crédito destinado às micro, pequenas e médias empresas paulistas. O objetivo é mostrar serviços para esse público.

NOVO CARGO
O vice-presidente de vendas da Lutron para AL, Paul Trively, acaba de assumir as operações brasileiras.

MARCA HISTÓRICA
Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) vai representar Lula na abertura do 24º Salão Internacional do Automóvel, hoje, em São Paulo. Furlan adiantou que vai destacar a importância do setor para a economia, que deverá atingir sua segunda marca histórica com a produção recorde de 2,53 milhões de veículos neste ano, uma alta de 4,5% em relação ao ano passado.

EXPECTATIVA
Para o IGP-10 de outubro, que será divulgado hoje, a LCA Consultores espera alta de 0,22%, abaixo da apurada em setembro (0,36%). Nesta projeção está embutida a perspectiva de desaceleração dos preços do atacado. A expectativa para a 2ª quadrissemana do IPC-Fipe de outubro, a ser divulgada amanhã pela Fipe, é de alta de 0,27%.

CRÉDITO
O crédito no Brasil alcança, hoje, menos de 35% do PIB, enquanto no Chile essa relação é de 61% e, nos países desenvolvidos, de mais de 100%. Os dados são da ACSP e fazem parte da apresentação da associação no Seminário Varejo&bancos, que ocorre amanhã em sua sede. Segundo a entidade, os números mostram que o crédito pode crescer no país.

SABOR DE VERÃO
A Yoki está iniciando, em supermercados de todo Brasil, a sua operação verão para promover os produtos próprios para a época. A intenção da empresa é ampliar as vendas em 12% entre outubro deste ano e fevereiro de 2007. Esta é a segunda época mais importante do ano para a Yoki. A primeira é o período das festas juninas, quando as vendas da empresa crescem 15%.


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