São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP termina a semana com alta de 0,76%

No pregão de ontem, Bovespa fechou com queda de 0,32%

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda dos papéis de petrolíferas, mineradoras e siderúrgicas afetou as Bolsas de Valores pelo mundo ontem. Na Bovespa não foi diferente. As ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce tiveram peso fundamental no resultado negativo da Bolsa paulista, que caiu 0,32% ontem.
Com a baixa no valor do barril de petróleo e de commodities metálicas no mercado internacional, as ações de empresas desses segmentos foram mais vendidas que compradas.
Mesmo se recuperando um pouco na última hora de pregão, a ação preferencial da Petrobras perdeu 0,68% ontem. A ação PNA da Vale do Rio Doce teve baixa de 0,26%.
Juntas, Petrobras PN e Vale do Rio Doce PNA responderam por quase 30% dos negócios feitos na Bolsa de Valores de São Paulo ontem.
A Bovespa chegou a registrar perda de 1,65% no pior momento do dia. Mas melhorou seu desempenho na última hora de pregão, fechando aos 41.029 pontos.
Na semana, o balanço foi ligeiramente positivo para a Bolsa. O Ibovespa -índice mais relevante do mercado acionário brasileiro- terminou a semana com uma valorização acumulada de 0,76%.
Foram 39 as altas e 15 as baixas dentre os papéis que compõem o índice Ibovespa. Uma ação terminou estável.
O papel ordinário da Brasil Telecom Participações ficou no topo das altas, com ganho de 8,03%. Em segundo lugar ficou a ação preferencial "A" da Comgás, com valorização de 7,68% no período.
A maior queda da semana foi a registrada pela Petrobras PN, que caiu 4,07%.
Durante a semana, a Bovespa tentou várias vezes quebrar seu recorde de pontuação -41.979 pontos-, registrado em 9 de maio. Mas encontrou resistências para romper esse patamar histórico.
No ano, a Bolsa acumula valorização de 22,64%. No mês, a alta é de 4,50%.

Em baixa
As Bolsas de Valores européias terminaram os pregões de ontem em queda, devido ao recuo de ações de mineradoras e petrolíferas. O índice que agrupa as principais ações européias caiu 0,79%.
A Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, registrou perda de 0,48%. Em Madri, o mercado acionário registrou uma desvalorização de 0,50%.
Na manhã de ontem, o anúncio da redução acima do esperado nos números de construção de novas moradias nos Estados Unidos desagradou aos investidores.
No Brasil, o dólar terminou o dia em alta de 0,33%, vendido a R$ 2,16. Na semana, a moeda americana teve valorização de 0,37% em relação ao real.


Texto Anterior: Vale faz emissão de bônus e capta US$ 3,75 bilhões
Próximo Texto: Bolsas: Ações da Nymex estréiam com alta de 100%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.