São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

ESPERAR PARA VER
O regime de chuvas desta safra da cana é parecido com o de 1997, segundo Julio Maria Borges, diretor da JOB Economia. Se a semelhança persistir até abril, seguirá a média das últimas 13 safras e poderá ocorrer moagem durante a entressafra.

PREÇOS
Nesse caso, os preços internos do açúcar e do álcool devem ter um comportamento moderado de alta ou até de baixa em relação aos atuais. Mas se o clima daqui para a frente for semelhante ao de 1998 (1.050 mm de chuvas até 10 de abril), haverá forte restrição na oferta de produtos e estresse de abastecimento e de preços.

VERÃO NORMAL
Para o Cptec-Inpe, o verão será relativamente seco e com temperaturas amenas. Ou seja, uma situação próxima à da safra 2007/8, o que garantiria uma boa moagem de cana na entressafra, ajudando o abastecimento interno, diz Borges.

CARRO-CHEFE
A marca Seara será a nova cara do Marfrig no setor de aves e suínos a partir de agora. A empresa espera retomar os 14% de participação que a Seara tinha no início desta década e, aos poucos, elevar o percentual de mercado para 18%.

INVESTIMENTOS
Em encontro com analistas e investidores ontem em São Paulo, quando indagado sobre novas aquisições, Marcos Molina, presidente do Marfrig, disse que nos próximos três meses o frigorífico não tem condições de pensar nisso.

QUEDA NO ATACADO
Leite, carne bovina e adubos estão recuando de preço no mercado atacadista. Com isso, o Índice de Preços por Atacado do setor agropecuário voltou a mostrar queda (0,45%) em dezembro, segundo a FGV.

DADOS ATUALIZADOS
O abate de bovinos atingiu 7,2 milhões de cabeças no terceiro trimestre deste ano, 4,6% a mais do que o de abril a junho. Esses abates superam também os de igual período de 2008 em 1%, conforme dados divulgados ontem pelo IBGE.

TAMBÉM EM ALTA
O setor de frango também mostrou recuperação de julho a setembro, com abates de 2,6 bilhões de aves, 6,6% a mais do que no segundo trimestre. No caso dos suínos, 770 milhões de animais foram para os frigoríficos, 5,4% a mais do que no segundo trimestre, e 14,8% acima do total de igual período do ano passado.

EM ALTA
A aquisição de leite com inspeções federal, estadual e municipal somou 4,9 bilhões de litros no terceiro trimestre deste ano, 4,7% acima do volume de igual período de 2008, segundo o IBGE.


Texto Anterior: Ações: Fleury estreia na Bolsa com alta de 14%
Próximo Texto: Bancos fazem alerta sobre ativos no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.