São Paulo, sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA MONETÁRIA

Governo cria novo título de sistema misto

da Sucursal de Brasília

O CMN (Conselho Monetário Nacional) criou ontem um título público remunerado por um sistema misto, que reúne características dos papéis cambiais e dos atrelados aos juros.
Com ele, o governo quer alongar o prazo de vencimento da dívida atrelada ao câmbio, segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Francisco Lopes. O papel recebeu o nome de NBC-A (Nota do Banco Central série A) e tem a remuneração dividida em dois períodos.
No primeiro, com pelo menos um mês, o BC pagará a variação da taxa de câmbio do mercado livre mais juros de 6% ao ano. Depois, a NBC-A passa a ter remuneração pós-fixada pela taxa Selic (média dos rendimentos dos papéis federais), por no mínimo dois meses.
"O grande dilema em um ambiente de incerteza é que o mercado perdeu o apetite por papéis cambiais mais longos", disse Lopes, que anunciou para a próxima semana o primeiro leilão.
Com o novo título, o BC reproduz a fórmula que criou com as BBC-As, papéis com rendimento prefixado no primeiro período e pós-fixado no segundo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.