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Brasil tem iPod mais caro do mundo, diz pesquisa
Aparelho custa US$ 328 no país, US$ 105 a mais do que o do 2º colocado, a Índia
Canadá é onde o iPod nano custa menos, US$ 144, em comparação com 26 países; na China, onde é fabricado, produto sai por US$ 180
Paul Sakuma - 16.jan.07/Associated Press
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Consumidor pega acessórios de iPod em loja da Apple nos EUA
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DA REDAÇÃO
O Brasil é o lugar mais caro
do mundo para se comprar um
iPod nano. No país, o aparelho
da Apple custa US$ 327,71,
muito acima dos US$ 222,27
cobrados na Índia, o segundo
pior colocado no ranking. O
país mais barato é o Canadá,
onde ele custa US$ 144,20.
Em 11 países, o preço do iPod
é mais barato do que na China,
onde são fabricados os aparelhos e, portanto, o custo do frete é zero. No país asiático, ele
custa US$ 179,84. Os Estados
Unidos são o quarto país mais
barato: US$ 149,00.
Os dados fazem parte de um
levantamento feito pelo Commonwealth Bank, da Austrália.
A instituição usou o iPod Nano
de 2 gigabytes para comparar
moedas mundiais e o poder de
compra em 26 países.
Procurada pela Folha para
explicar o porquê de o Brasil liderar o ranking, a assessoria de
imprensa da Apple disse que a
empresa não se pronunciaria
sobre o assunto.
Índice iPod
A intenção da pesquisa da
instituição australiana é criar
um concorrente ao índice Big
Mac, criado há 20 anos pela publicação britânica "The Economist". O levantamento da revista calcula a relação entre o
preço do sanduíche do McDonald's nos Estados Unidos e o
seu valor em dólares em determinado país -o percentual resultante dá uma medida da relação entre as duas moedas.
Para o Commonwealth Bank,
o índice iPod é muito mais preciso do que o Big Mac. Segundo
a instituição, o levantamento
que leva em conta o aparelho da
Apple tem menos chances de
sofrer distorções pelos custos e
tarifas locais do que o seu rival.
"A principal diferença entre
o iPod e o Big Mac é que os sanduíches são feitos numa série
de países, enquanto os iPods
são fabricados em sua maioria
na China", disse o economista-chefe do Commonwealth Securities, Craig James.
"Assim, um iPod nano deveria, de maneira geral, ter o mesmo preço em qualquer lugar do
mundo. Se houver diferenças
substanciais de preço, os consumidores comprarão em outros países, especialmente com
o poder oferecido pela internet", complementou James.
O economista afirmou que os
resultados sugerem que a moeda norte-americana tem espaço para crescer contra uma série de importantes divisas. As
exceções são os dólares de
Hong Kong e do Canadá e o iene japonês.
A paridade do poder compra
compara os preços de produtos
em diferentes países e ajuda a
mostrar, no mínimo, se uma
moeda está desvalorizada em
relação a outra.
Entretanto, os resultados podem ser influenciados por diferentes políticas de preços que a
Apple pode aplicar em partes
distintas do mundo, afirmou
James. "Os resultados do índice iPod não fazem a alegria dos
responsáveis por política monetária dos EUA. Eles querem
que o yuan se aprecie, e não caia
em relação ao dólar", disse o
economista. A comparação
também sofre influência dos
tributos, como o Imposto de
Importação cobrado no Brasil.
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