São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELECOMUNICAÇÕES

Teles em TV paga ameaçam a competição, dizem operadoras

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

MARCELO SAKATE
DA REDAÇÃO

A entrada de empresas de telefonia fixa no mercado de TV por assinatura do país prejudicará a concorrência no setor de telecomunicações a longo prazo. Essa é uma das conclusões de estudo da consultoria Frost & Sullivan realizado a pedido da ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura).
O estudo, com base em experiências em sete países, insere-se em uma disputa entre as teles fixas e as empresas de TV por assinatura.
Em jogo está a "última milha", ou seja, a conexão até a casa do consumidor e a possibilidade de oferecer serviço de voz (telefonia), acesso à internet e conteúdo de TV (por assinatura) em um mesmo pacote a clientes de renda elevada -perfil de quem tem TV paga no país.
Em 2006, Telemar e Telefônica adquiriram operações de TV por assinatura.
Apesar de gerar benefícios como a queda dos preços, a entrada "prematura" das teles fixas no setor colocaria em risco a sobrevivência das operadoras de TV, diz o estudo. Uma das razões é que tais empresas dependem "excessivamente" das receitas provenientes da TV paga.
Ameaçadas em seu "ganha pão", as empresas de TV por assinatura não teriam condições de se fortalecer para atuar com serviços de banda larga e telefonia fixa, o que prejudicaria a concorrência do setor como um todo.
A ABTA pede a abertura gradual do segmento e medidas como compartilhamento de rede para incentivar a competição no setor.
O outro motivo que ameaçaria as operadoras é que, no Brasil, elas são proporcionalmente menores do que as teles do que nos países analisados, exceto a Itália. Esse fato fortaleceria o argumento da ABTA de que as empresas ainda não estão preparadas para concorrer com as teles.
O entendimento é contestado pelo presidente da Abrafix (associação que reúne as teles fixas), José Fernandes Pauletti. "Não entendo esse argumento de que, se entra mais empresa, acaba com a concorrência. É exatamente o oposto", disse.


Texto Anterior: Montadoras 2: Vendas da Volks no Brasil crescem 15% em 2006
Próximo Texto: Telecomunicações 2: Telemar aciona Anatel sobre Way TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.