São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo global encolheu 4% em 2009, afirma organização

Previsão é que setor recupere neste ano parte das perdas, com alta superior a 3%

DA REDAÇÃO

O turismo global encolheu 4% no ano passado, resultado não só da pior crise da economia mundial em mais de 60 anos como também da gripe A (H1N1), que gerou temores entre os viajantes, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A previsão para este ano, porém, é que o setor recupere parte das perdas.
Para o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, "2009 foi um dos anos mais difíceis que o turismo viu em tempos recentes". A organização calcula que as viagens a turismo somaram 880 milhões no ano passado, queda de 4% ante 2008, e que o declínio nas receitas do setor foi ainda mais agudo: 6%.
A entidade diz que, como ocorreu em crises anteriores, os consumidores acabaram optando por viagens mais curtas, priorizando o mercado doméstico. A OMT afirma que Brasil, China e Espanha foram casos de países em que a demanda interna compensou parte do declínio no turismo externo.
A previsão da entidade é que as viagens cresçam entre 3% e 4% em 2010. A OMT diz que alguns países já mostraram sinais de recuperação no fim do ano passado, especialmente na Ásia. "Os resultados dos últimos meses indicam que a recuperação está a caminho e, de certa forma, mais cedo e mais forte que o esperado", afirma o secretário-geral da entidade.



Texto Anterior: Varejo: Vendas no Brasil puxam resultado do grupo casino
Próximo Texto: Crise: Governos não devem retirar planos de estímulo já, diz FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.