São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

Correção da tabela do IR não combate desigualdade regional

Com o reajuste de 4% na tabela do Imposto de Renda, desde o início do ano, o governo abre mão de combater desigualdades regionais para tratar de desigualdades de renda.
A conclusão é da análise feita pelo economista Enlinson Mattos, da Escola de Economia de São Paulo, da FGV.
São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso são os Estados que terão o maior aumento de pessoas na faixa de isenção do Imposto de Renda.
Entre 2007 e 2010, a média de variação no número de isentos deve ser de 3,08% em São Paulo, de 2,66% em Santa Catarina e, no Mato Grosso, a expectativa de variação é de 2,5%. Ou seja, Estados que não são necessariamente mais pobres. Em Alagoas, a quantidade de isentos subirá apenas 0,54%, e, no Maranhão, 0,61%.
Com isso, segundo Mattos, "o governo abre mão de desigualdades regionais e foca em desigualdades de renda apenas", pois o reajuste da tabela beneficia pessoas que estão no limite da isenção, independentemente do local em que vivem, sejam Estados ricos ou pobres.
O economista questiona se o governo visa redistribuir renda ou fazer o país crescer com a medida. "No que diz respeito à opção adotada para a correção do IR, isso pode aumentar a renda dos indivíduos mais pobres, com a redistribuição."
Ele afirma que, por outro lado, o modelo não produz crescimento direto. "A redistribuição é contraditória com o crescimento. Ele pode vir indiretamente, por meio do consumo, conforme argumenta o governo", diz Mattos.
O estudo também aponta que os Estados com maior dependência de transferências do FPE (Fundo de Participação dos Estados) são os que têm a maior perda percentual com a correção da tabela do IR.
Amapá e Roraima, por exemplo, cujas participações do FPE correspondem a mais de 59% da receita estadual, sofrerão perdas de 3,99% e de 3,98%, respectivamente.

FOLIA CRONOMETRADA

O sistema de cronometragem dos sambódromos do Rio e de São Paulo tem fiscalização eletrônica neste ano. Responsável por marcar o tempo de desfiles há dez anos, a Madis Rodbel, fabricante de relógios de ponto e controles de acesso, fez inovações no sistema que dispensarão os "fiscais" dos relógios. "Hoje, o Carnaval está muito profissionalizado. O tempo pode definir se a escola ganha ou perde", diz Rodrigo Pimenta, diretor-executivo da empresa. Além da cronometragem e dos produtos de acesso, a empresa também fornece relógios digitais para prefeituras e, no último ano, entrou no segmento de estacionamento. "Entramos no mercado de segurança e sentimos que é muito promissor", diz Pimenta.

Barbeadores têm campanha em ônibus

A Gillette Prestobarba vai lançar, neste Carnaval, a campanha "Bus", em que um ônibus visitará alguns bares do Rio, Florianópolis, Belo Horizonte, São Paulo e Campinas, convidando jovens para embarcar.
Os passageiros poderão se barbear experimentando o produto no primeiro andar do veículo e, depois, terão acesso ao segundo andar, onde uma danceteria foi montada. "O objetivo da marca é incrementar as vendas da linha em cerca de 10%", diz Luis Fernando Quintero, diretor de marketing da Procter & Gamble.
Ele afirma que os produtos dessa linha alcançaram 57% de participação para a Prestobarba.

CADEIRA
Desde o final de janeiro, Marcos Vinicius Nascimento e Ricardo Barros Sayão são os novos vice-presidentes da Abrace (reúne os consumidores de energia).

LISTA NEGRA
O Bradesco está há um ano fora do ranking de reclamações do BC. Com uma rede de 3.014 agências no país, 2.175 não tiveram reclamações. O ranking, divulgado mensalmente, lista os cinco bancos com o maior número de queixas de clientes.

DE BRINQUEDO
Acontece de 23 a 26 de abril, em SP, a Abrin 2007, Feira Brasileira de Brinquedos, que reunirá 200 fabricantes e importadores.

ILUMINAÇÃO
A Light investirá, no ano, R$ 4,5 milhões na implantação de projetos de eficiência energética em quatro hospitais públicos do Rio: Inca, Hospital dos Servidores do Estado, Rocha Faria e Salgado Filho. O objetivo é tornar mais eficientes os sistemas de iluminação e refrigeração dessas unidades, reduzindo a conta de energia das instituições em até 30% para que mais recursos possam ser aplicados de outra forma, como a compra de remédios.

PASSAPORTE
O número de vistos concedidos pelo governo brasileiro a imigrantes subiu de 837 em 2005 para 932 em 2006, segundo levantamento feito por Isa Soter, sócia do Veirano Advogados.

SABOR DO VERÃO
A Diageo programou, ainda para este verão, o lançamento da Smirnoff Caipiroska Maracujá e Frutas Vermelhas. A empresa aposta no segmento "drinques prontos" com base em pesquisas que dizem que há bom potencial de crescimento. Em 2005, foi lançada a Smirnoff Caipiroska Limão, que já vende o equivalente a 20% da tradicional Smirnoff nº 21.

AÉREOS
A OceanAir Táxi Aéreo confirmará, entre os dias 1º e 3 de março, em Orlando, nos Estados Unidos, a encomenda de 18 novos helicópteros da italiana AgustaWestland. O valor da negociação é de US$ 100 milhões. O acordo entre as duas empresas prevê a comercialização de 65 helicópteros no Brasil, nos próximos anos.


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