UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva saudita compensaria perda do Iraque

NEELA BANERJEE
DO "THE NEW YORK TIMES"

A Arábia Saudita acumulou uma reserva de 50 milhões de barris de petróleo que planeja utilizar para compensar uma possível queda no fornecimento do Iraque. As reservas sauditas foram formadas nos últimos três meses, segundo autoridades do país.
O governo dos EUA tem sido pressionado a usar suas reservas estratégicas, de 600 milhões de barris, mas a Casa Branca já afirmou que não se valerá desse recurso até que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumente sua produção. A Arábia Saudita é tida como o único membro do cartel que pode ampliar o fornecimento rapidamente.
"Nós garantiremos que haja petróleo suficiente no mercado", disse o ministro saudita do Petróleo, Ali al-Naimi, em um comunicado. "Temos capacidade ociosa de sobra."
A Arábia Saudita produz hoje cerca de 9 milhões de barris de petróleo por dia. A produção do país poderia subir para 10,5 milhões de barris diários em poucas semanas.
De acordo com analistas do setor, os sauditas seriam forçados a ampliar sua produção para cumprir seu compromisso de evitar qualquer interrupção no fornecimento mundial.
"Os sauditas sabem que preços elevados de petróleo por um longo período enfraquecem a atividade econômica e derrubam a demanda", disse Lawrence Goldstein, presidente da Petroleum Industry Research Foundantion.


Texto Anterior: Guerra iminente: Especulação dá uma folga, e petróleo cai 9%
Próximo Texto: Fed mantém juros e eleva incertezas sobre os EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.