São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Queda-de-braço
A Anfavea (montadoras) e o Sindipeças se reuniram, no final da semana passada, com a cúpula do Ministério do Desenvolvimento. Foram apresentar as propostas na disputa que travam com o setor siderúrgico, ao qual acusam de promover aumentos excessivos nos preços dos insumos.

Cada um....
As montadoras insistem em que o governo reduza a zero ou a nível próximo disso a alíquota de importação (hoje em 15%) dos aços planos, o que, em tese, criaria concorrência com estrangeiros. E que institua um imposto para exportação desses itens, para que as siderúrgicas nacionais fiquem obrigadas a suprir a demanda interna.

...pede um pouco
Os fabricantes de autopeças querem que os preços dos aços não-planos para as empresas exportadoras do setor sejam os mesmos praticados no mercado externo -que dizem ser menores. O Sindipeças sustenta que neste ano deixaram de ser exportados US$ 180 milhões em exportações de autopeças porque, com insumos mais caros, o produto brasileiro perdeu competitividade no exterior.

Pela tangente
Saíram com a promessa de que será marcada uma reunião com o governo, para a qual estarão convidados representantes de todos os setores envolvidos (siderúrgicas incluídas).

Prévia
Uma delegação com 40 executivos e empresários chineses chega ao Brasil na quarta-feira. A visita é uma prévia para o lançamento do Conselho Empresarial Brasil-China, que acontecerá no final de maio, durante a viagem de Lula à China.


Com a agenda...
Entre os empresários que fazem parte da comitiva está Miao Gengshu, presidente da Minmetals, especializada no comércio de minérios que faturou US$ 11,68 bilhões no ano passado, e Guo Kezhong, representante da gigante BaoSteel, siderúrgica chinesa que está montando uma usina de placas no Maranhão em parceria com a Vale do Rio Doce.


...lotada
Na sexta, a comitiva se encontra com Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e o presidente Lula. No programa, visitas à Embraer, à BM&F, à mineradora CBMM, à Vale do Rio Doce, à Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e à Petrobras.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


Próximo Texto: Atrasados do INSS: Aposentado que foi à Justiça receberá antes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.