São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fornecedor de insumos consegue repassar os reajustes pretendidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Existe uma outra ponta da cadeia produtiva, formada pelos fornecedores de insumos e pela indústria compradora dessas matérias-primas, em que as negociações de preços também estão sendo travadas. A diferença, no entanto, é que, nesse caso, a conversa é outra.
O fabricante que precisa da matéria-prima até tenta barrar os reajustes, como faz o varejo. Há até casos em que a indústria conseguiu reduzir o pedido de remarcação, como de preços de borrachas e plásticos.
Mas a situação é diferente. As fábricas que compram plásticos, borrachas, papel e papelão tiveram um "desconto" nas tabelas novas, mas que não se trata de "desconto". Houve blefe nas negociações: fornecedores pediram reajuste elevado e, depois, o "desconto" foi concedido, segundo a Folha apurou. Portanto a indústria da matéria-prima conseguiu repassar o aumento que queria.
Explica-se: as montadoras de automóveis receberam tabelas de reajustes de preços dos fabricantes de borracha com aumentos de até 12%, dependendo da linha de produto, em janeiro. Negociou-se uma redução de dois a três pontos percentuais em cima dessa taxa.
Na prática, o reajuste obtido após a redução foi aquele que a indústria estava interessada. Isso é parte da estratégia de negociação. Em mercados em que se pode exportar o produto, como é o caso desses itens (principalmente aço), os fornecedores do insumo têm maior poder de barganha para negociar. Quem não aceita o proposto fica sem a mercadoria, que vai parar na Ásia ou nos EUA.
"É tudo blefe", diz Synésio da Costa, presidente da associação que representa a indústria de embalagens flexíveis. "Pediu-se uma taxa de reajuste muito alta, que depois foi reduzida, mas nem foi desconto", diz. (AM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Panorâmica - Salto no escuro: Uruguai recebe hoje energia do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.