São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Empresa aérea recebeu autorização da Anac para novos vôos para Reino Unido, Argentina e Estados Unidos

TAM anuncia novas rotas internacionais

DA SUCURSAL DO RIO

A TAM recebeu autorização oficial da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar operações de sete vôos semanais entre o Brasil e Londres. Segundo a empresa, o pedido foi realizado no final do ano passado. Ainda não há definição de quando a TAM vai iniciar o vôo nem de quanto custará a passagem.
Com o número de assentos disponíveis no avião, modelo Airbus A330, a companhia poderá transportar até 1.484 passageiros por semana para Londres.
A Anac também autorizou a TAM a aumentar a oferta de vôos para a Argentina, com mais 172.166 assentos por ano. A companhia opera seis freqüências diárias para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. A partir de 30 de maio, a TAM passa a operar freqüências diárias em seu vôo direto para Nova York com o modelo Airbus A330-200. Atualmente, a TAM opera quatro vôos por semana.
No dia 1º de junho, a companhia aérea vai iniciar vôo diário ligando Manaus a Miami. Com essa nova linha, a TAM vai passar a voar diretamente para Miami três vezes por dia.
Segundo Carlos Albano, analista de aviação do Unibanco, o conjunto de medidas é benéfico para a companhia. "Foi positivo, está em linha com a estratégia da empresa de manter a liderança no mercado doméstico e aproveitar oportunidades rentáveis no mercado internacional", disse. Segundo o analista, o início do vôo depende da obtenção de slot no aeroporto de Heathrow no horário desejado pela companhia. Ele descartou qualquer relação com a queda da participação da Varig no mercado internacional. "Esse movimento independe da situação da Varig, é uma estratégia que a companhia já vem buscando há algum tempo", disse. Em crise, a Varig vem perdendo espaço nas rotas nacionais e internacionais.
Para o analista, a TAM deve aumentar suas operações internacionais em 20% até o fim do ano. Os vôos anunciados deverão atrair principalmente viajantes a negócios.
A TAM afirma que não divulga projeções sobre aumento de participação no mercado em razão de normas de governança corporativa. Até o fim do ano, a companhia pretende expandir sua frota de 81 aeronaves para 85. A perspectiva é que até 2009 a frota da TAM Linhas Aéreas chegue a 96 aviões.
De acordo com os dados de março divulgados pelo DAC (Departamento de Aviação Civil), que vem gradualmente sendo substituído pela Anac, a TAM tem 44,21% do mercado doméstico e 23,16% do mercado internacional. (JL)


Texto Anterior: Empresas 2: IBM tem ganho 22% maior com cortes de custos
Próximo Texto: Ações da Varig têm alta de 46%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.