São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORÁCULO

Presidente do BC dos EUA é renomeado por Bush para seu quinto mandato

Greenspan vai ficar até 2006 no Fed

DA REDAÇÃO

O presidente americano, George W. Bush, nomeou ontem Alan Greenspan para o seu quinto mandato no comando do Federal Reserve, o banco central dos EUA. Ele será conduzido a um novo mandato de quatro anos, embora deva sair em fevereiro de 2006 porque a legislação limita a 14 anos a permanência como membro do "board" do Fed.
Greenspan, 78, assumiu o cargo em agosto de 1987. No entanto, como entrou para completar o mandato do então presidente Paul Volcker, esse período limite à frente do banco central começou a contar só em 1992.
A nomeação põe fim às especulações sobre interesses eleitorais de Bush, uma vez que Greenspan vem sinalizando que a taxa de juros americana deve subir em breve. A medida antipopular pode ocorrer pouco antes da eleição presidencial de novembro.
A próxima reunião do Fed para decidir sobre os juros ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho.
Embora tenha anunciado ainda no ano passado que reconduziria Greenspan a um novo mandato, Bush deixou para oficializar a decisão a pouco mais de um mês do término de seu quarto mandato, que expira em 20 de junho.
Greenspan irá se unir a William McChesney Martin como um dos dois únicos presidentes do Fed nomeados por quatro presidentes americanos. Ele começou no governo do republicano Ronald Reagan e fora escolhido também na gestão de George Bush pai e do democrata Bill Clinton.
Ao fim desse novo período à frente do Fed, no início de 2006, Greenspan terá se aproximado ainda mais do recorde de permanência no cargo -Martin ficou 18 anos e dez meses.
"O presidente [Bush] pensa que Alan Greenspan tem realizado um trabalho soberbo e tem grande confiança em sua liderança econômica", disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Estouro
Próximo Texto: Panorâmica - Integração: Brasil e EUA tentam acordo sobre a Alca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.