São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA

Investimentos não sustentam PIB entre 6% e 7%, diz Setubal

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

Os investimentos atuais no Brasil não são suficientes para sustentar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no patamar entre 6% e 7% ao ano, afirmou ontem o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal.
Em evento da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ele disse que o atual nível de recursos é suficiente para manter uma expansão de cerca de 4% nos próximos anos.
""Só vamos crescer em torno de 6%, 7% porque no ano passado não crescemos nada. Mas isso não é sustentável", afirmou. O Itaú Unibanco revisou na semana passada sua projeção de expansão do PIB neste ano para 7,5%.
""Nós não temos poupança pública nem investimentos em infraestrutura suficientes para manter isso", disse.
Setubal afirmou que o governo precisa aumentar sua poupança para elevar os investimentos, que, segundo ele, são feitos hoje principalmente pelo setor privado.
Para o banqueiro, é importante desenvolver o mercado de capitais no país. "O Brasil teve grande número de IPOs [oferta inicial de ações] no ano passado, mas ainda assim muito do dinheiro que vem daí é de estrangeiros, e isso significa que o Brasil está usando dinheiro de fora para se financiar", disse.

Pastore
Crescer a taxas mais elevadas nos próximos anos pode trazer de volta o fantasma da inflação. O alerta é de Affonso Celso Pastore, professor da USP e ex-presidente do Banco Central.
Pastore destacou, em palestra no 22º Fórum Nacional, que o país não tem condições de crescer, de forma sustentada, acima de 4,5% por ano no curto prazo.
"Continuar crescendo 7% é procurar encrenca com a inflação", afirmou.
Pastore afirmou que a economia, diante da já pequena capacidade ociosa, pode se expandir de forma temporária em ritmo mais forte. Nas atuais condições, ressaltou, o país continuará tendo ciclos temporários de elevação da atividade econômica.
(GIULIANA VALLONE E CIRILO JUNIOR)


Texto Anterior: Arrecadação tem o melhor resultado para o mês de abril
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Europa, colírio e óculos escuros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.