São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Estudo critica estrutura de jornais nos EUA

DO "NEW YORK TIMES", EM PARIS

Relatório divulgado neste mês pela Associação Alemã de Companhias Jornalísticas imputa a queda de circulação dos jornais americanos a problemas de estrutura das publicações do país.
Segundo o estudo, que compara as publicações americanas e alemãs, a maioria dos jornais da Alemanha são empresas familiares ou são controlados por companhias pequenas e de raízes locais.
Por outro lado, nos EUA, o setor está sob o domínio de grandes companhias listadas na Bolsa. Sob pressão de acionistas que clamam por resultados rápidos, os jornais norte-americanos realizaram cortes irresponsáveis em sua qualidade editorial e de produção, o que acelerou a fuga dos leitores e anunciantes para a web.
Os grupos jornalísticos norte-americanos, geralmente, apontam a crise econômica e a internet como causas dos problemas. A circulação diária de jornais caiu em 27% no país entre 1998 e 2008.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Participação nos lucros poderá ter IR exclusivo
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.