São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda por que empresa está na berlinda

RODOLFO LUCENA
Editor de Informática

Tecnologia, política, negócios e legislação se emaranham para tornar o caso contra a Microsoft uma história complicada. As respostas a perguntas básicas, a seguir, tentam ajudar a torná-la mais fácil de ser entendida.

Pergunta - Qual é a acusação contra a Microsoft?
Resposta -
A Microsoft teria o monopólio dos sistemas operacionais (programas que controlam as operações básicas dos computadores) para computadores pessoais. Segundo a acusação, com o "MS-DOS" e o "Windows 95", a empresa tem mais de 90% do mercado. A Microsoft estaria usando esse poder para impingir outros programas de sua linha aos consumidores, ampliando seu mercado e sufocando a concorrência.
Quem são os concorrentes que estariam sendo prejudicados?
Resposta -
O caso mais claro é o da Netscape. Essa empresa pioneira na Internet, dona do popular programa de navegação "Navigator", está vendo seu mercado diminuir rapidamente desde que a Microsoft, no ano passado, começou a distribuir de graça o "Microsoft Internet Explorer" junto com o "Windows 95".
Pergunta - O que isso tem a ver com o "Windows 98"?
Resposta
- O "Windows 98" é a nova geração do sistema operacional da Microsoft. Uma das novidades é que ele já traz embutido, como parte integrante do sistema, o programa de navegação "Microsoft Internet Explorer". Esse é exatamente o ponto de conflito, que já mereceu uma decisão judicial, no caso do "Windows 95".
Qual era a acusação, no caso do "Windows 95"?
Resposta -
A Microsoft era acusada de fazer venda casada. Segundo o Departamento de Justiça, a Microsoft estava forçando os fabricantes de computadores a instalar o "Internet Explorer" como condição para a venda do "Windows 95".
Pergunta - Qual foi a decisão da Justiça, no caso do "Windows 95"?
Resposta - Uma decisão judicial preliminar proíbe a Microsoft de fazer a venda casada. Há polêmica sobre se essa decisão se aplicaria ao "Windows 98". Esse é um dos motivos do novo processo.
Pergunta - O que o Departamento de Justiça quer agora?
Resposta
- A Microsoft deve oferecer o "Windows 98" sem o "Internet Explorer". Enquanto não o fizer, deve incluir também uma cópia do navegador da Netscape no novo sistema operacional. Também deve permitir que os fabricantes de computadores façam modificações na tela de abertura do "Windows".
O que diz a Microsoft?
Resposta
- A empresa nega ser um monopólio. Afirma que é um direito seu acrescentar a seus programas funções que os deixem mais fáceis de usar e que tornem mais barato o uso dos computadores. Para Bill Gates, exigir a separação do "Internet Explorer" do "Windows 98" é como obrigar a Coca-Cola a vender seu refrigerante sem um dos ingredientes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.