São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

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VAREJO
Grupo quer dobrar vendas até 2000
Pão de Açúcar compra rede Barateiro

Cleo Velleda - 4.jun.98/Folha Imagem
Abilio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, que anunciou a compra dos supermercados Barateiro


ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local

Após quase cinco meses de negociações, o Grupo Pão de Açúcar comprou o Barateiro, rede de supermercados com 32 lojas e faturamento anual de R$ 573,5 milhões. O valor do investimento não foi divulgado.
"O Barateiro era o alvo principal do nosso plano de expansão", disse o presidente do Pão de Açúcar, Abilio Diniz, ao anunciar ontem o fechamento do negócio.
Segundo Diniz, a localização das lojas -todas ficam na Grande São Paulo ou em cidades próximas à capital- foi um dos fatores decisivos para a compra.
A aquisição, afirma Diniz, é parte do "plano agressivo de expansão" do Grupo Pão de Açúcar. O objetivo da empresa é dobrar o faturamento até o ano 2000. No ano passado, as vendas atingiram R$ 3,63 bilhões.
Com a fusão, o grupo, que é o segundo do ranking dos maiores supermercados do país, soma agora 270 lojas e 27 mil funcionários.
Nome mantido
O Pão de Açúcar pretende manter a marca Barateiro no mercado. "Consideramos o nome um ativo", diz Diniz. "O Barateiro tem uma penetração melhor do que a nossa nas classes mais baixas."
A intenção é transformar as seis maiores lojas da rede -instalações com mais de 5 mil metros quadrados- em hipermercados Extra. As outras permanecem com o nome Barateiro.
Diniz garante que não haverá fechamento de lojas nem demissão de pessoal. Deverá ser criada uma divisão Barateiro no grupo, o que vai permitir, no futuro, a abertura de novas lojas Barateiro.
A rede Barateiro foi colocada à venda pelos acionistas em janeiro. O Pão de Açúcar, que já havia demonstrado interesse na compra em 97, entrou firme na disputa. "Havia outros cinco candidatos, todos estrangeiros", afirma Diniz.
O negócio, que será concretizado no dia 31, foi fechado com capital próprio do Grupo Pão de Açúcar, sem recurso a empréstimos bancários.
José Augusto Santana, diretor- presidente do Barateiro, disse que a venda da rede foi "uma decisão empresarial lúcida". Os acionistas avaliaram também a possibilidade de expandir o negócio, mas concluíram que a melhor alternativa era vender a empresa.
Nos últimos 12 meses, o Pão de Açúcar já havia adquirido o hipermercado Freeway, no Rio, três lojas da rede Mambo e duas da rede Ipcal, em São Paulo.
Comprou também a Millo's, na Grande São Paulo, e a SAB, em Brasília.
Com essas aquisições, e com a compra do Barateiro, o grupo consegue aumentar em R$ 1 bilhão o faturamento anual. Em 97, o lucro líquido foi de R$ 143,7 milhões.
O Barateiro também é uma rede lucrativa. A rentabilidade foi de cerca de 3,5% no ano passado e o faturamento cresceu 16% em relação a 96.



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