São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armínio volta a sinalizar queda nos juros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse que "a tendência de queda da inflação é real", num sinal de que os juros podem ser reduzidos em breve. Hoje, o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) se reúne para decidir se altera a taxa Selic, atualmente em 18,5% ao ano.
O comportamento da inflação é o principal fator considerado pelo Copom na hora de fixar os juros básicos da economia. Anteontem, Fraga chegou a afirmar que nem mesmo a turbulência do mercado financeiro impediria um corte na taxa Selic, desde que confirmada a tendência de queda da inflação.
Em entrevista ao "Financial Times", Fraga chegou a dizer que as metas de inflação podem ser administradas de maneira mais flexível, o que foi entendido pelo mercado como um sinal de que a taxa Selic pode ser reduzida.
Ontem, Fraga afirmou, porém, que um dos objetivos da atual equipe econômica só deverá ser alcançado no próximo governo: reduzir os juros reais (descontada a inflação) para menos de 10% ao ano. Atualmente, a taxa está em torno de 12%.
Mesmo com as declarações de Fraga, o mercado ainda crê na manutenção da taxa Selic na reunião de hoje do Copom. Um dos motivos para o conservadorismo do BC seria o efeito que o nervosismo do mercado pode ter sobre a inflação.

Fundos
Fraga esteve ontem na Câmara para explicar as mudanças nas regras dos fundos de investimento. Em maio, o BC e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determinaram que os fundos passassem a contabilizar seus ativos com base no valor de mercado, e não no valor de aquisição, como era feito por muitos gestores.
Devido à queda ocorrida nas últimas semanas no valor de mercado dos títulos públicos -que compõem a maior parte da carteira dos fundos-, a nova regra gerou perdas para muitos investidores que aplicam em fundos DI e de renda fixa, tidos como os mais seguros do mercado.
Ontem, Fraga voltou a defender a medida, dizendo que ela era necessária para defender os pequenos investidores.



Texto Anterior: Debate fala sobre Brasil, México e Argentina
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.