São Paulo, sábado, 19 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos anunciam que vão recorrer

DE WASHINGTON

Os Estados Unidos anunciaram ontem que vão apelar da decisão favorável ao Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) que envolve os subsídios norte-americanos a seus produtores de algodão.
Segundo Neena Moorjani, porta-voz do USTr (órgão representante de comércio nos Estados Unidos), os EUA ""não têm nenhuma intenção de se "desarmar" unilateralmente".
"Os programas agrícolas norte-americanos foram desenhados para ser totalmente coerentes com nossas obrigações na OMC", disse Moorjani.
"Temos várias preocupações em relação à conclusão dessa decisão final", disse Moorjani.
A porta-voz reclamou do fato de o Brasil ter recorrido ao "litígio" na OMC para se contrapor aos subsídios dos EUA.
Há pouco mais de um mês, representantes da bancada ruralista do Congresso norte-americano fizeram pesadas críticas ao Brasil por causa da ação na OMC.
Vários parlamentares afirmaram que não votariam a favor da Alca caso o Brasil tivesse uma vitória final no caso.
"A melhor maneira de enfrentar problemas de distorções nos preços de produtos agrícolas no mercado internacional é por meio das negociações em curso na OMC", disse Moorjani. (FCz)


Texto Anterior: Protecionismo: OMC confirma vitória do Brasil contra os EUA
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.