São Paulo, sexta-feira, 19 de junho de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Banco Central cortará mais 0,5 ponto no juro, diz banco

A ata da reunião do Copom de ontem não alterou as projeções do Credit Suisse. O banco espera mais um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic na reunião de julho. Se confirmada, a taxa vai alcançar o patamar de 8,75% ao ano.
Com a redução prevista pelo Credit Suisse para a próxima reunião do Copom, o ciclo de queda na taxa de juros, iniciado em janeiro, atingirá um total de cinco pontos percentuais.
"As nossas projeções para a atividade econômica e para a inflação nas próximas semanas são compatíveis com um corte adicional de juros de 0,5 ponto percentual", afirma o banco.
Segundo o Credit Suisse, apesar do aumento da projeção do Banco Central para a inflação neste ano e no próximo, a perspectiva permaneceu inferior ao centro da meta de 4,5% em todos os cenários. Para o banco, esse enquadramento das projeções ao centro da meta oficial é o principal fator que abre espaço para novos cortes.
O banco admite, porém, que há um risco maior de interrupção do ciclo de afrouxamento monetário já na reunião de julho, o que ficou claro na ata do Copom divulgada ontem.
Um dos motivos para essa possibilidade de interrupção foi a discordância entre os próprios membros do comitê na última reunião: seis votaram a favor do corte de um ponto percentual e dois defenderam uma queda de 0,75.
Outro fator que pode dar peso a essa possibilidade é o ciclo de alta dos preços das commodities, que pode estimular a inflação local, segundo o banco.

LEITURA
O livro "Gestão Pública -Melhores Práticas" (editora Quartier Latin, 320 págs.) será lançado no dia 22, na Livraria da Vila. A publicação aborda os debates ocorridos durante o Simpósio Internacional PricewaterhouseCoopers Melhores Práticas de Gestão Governamental, realizado em 2007. Organizado pelos sócios da PwC, Paulo Miron e João Lins, o livro reúne textos de 20 especialistas sobre o tema.

NA REDE
O comércio eletrônico sofreu no final do ano passado após o aprofundamento da crise global, registrando crescimento de apenas 30%, quando a expectativa era de cerca de 45%. Para Marcelo Peregrino, presidente do site de comparação de preços Zura!, a situação deve se prolongar, com um crescimento de aproximadamente 30% neste ano novamente. "Acho que ainda demora, mas, quando tudo isso passar, teremos muito mercado para crescer. O país tem hoje um universo de cerca de 60 milhões de usuários de internet, sendo que apenas entre 12 milhões e 15 milhões consomem bens on-line atualmente", afirma. De acordo com Peregrino, o tema da inclusão digital vai ser a grande estratégia desse mercado para ampliar o consumo on-line quando o cenário voltar a se aquecer.

RESGATE
A B2 Experience Makers, agência de marketing promocional do grupo B2, voltou a registrar alta na demanda, após um início de ano congelado. Para Ricardo Buckup, sócio, o reaquecimento, que começou tímido em abril, foi marcado por um novo perfil no mercado. "Acabou o desperdício das empresas, que gastavam muito para fazer só uma simples exposição de marca. Agora a demanda é por ações muito focadas e que gerem resultados imediatos nas vendas", diz. A expectativa do grupo B2 é crescer 68% em 2009, ante os 80% de 2008.

GÁS
A Petrobras queimou mais de 8 milhões de m3 de gás natural no Brasil entre janeiro e abril deste ano, segundo os cálculos do consultor Adriano Pires, do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura). O volume é 60% acima do que foi utilizado na média de 2008 por quadrimestre. Com base no preço de R$ 0,62 por m3 de gás natural, a petrolífera brasileira gastou cerca de R$ 5 milhões com o produto por dia no período.

PARCELADO
A Light, que fornece energia para o RJ, recebeu vários pedidos de empresas para parcelar a conta de luz em abril e maio. Segundo a Light, elas queriam pagar prestações diárias, para preservar o caixa, comprometido pela crise. O processo já se estabilizou e neste mês a inadimplência da empresa é praticamente zero. O maior problema da Light hoje são as ligações clandestinas, que somam 20% do total.

GOLE
O Rum Montilla, marca da francesa Pernod Ricard, fechou seu ano fiscal 2008/ 2009 com 22 milhões de litros vendidos, sendo 85% do consumo no Nordeste. A bebida tem 93,7% de participação no mercado nordestino.

TACO
O Club Med realiza entre os dias 1º e 5 de julho o 2º Open de Golfe Club Med no village Trancoso, na Bahia.

GELADEIRA
As vendas da Consul na linha branca subiram 20% de abril até junho, quando o IPI foi reduzido, ante o mesmo período de 2008.

AUTÊNTICO
A Senior Solution, de soluções de TI para o mercado financeiro, anuncia hoje parceria com a VeriSign para vender gestão de sistemas compartilhados de autenticação forte no Brasil.

CAMA
O segmento de cama, mesa e banho registrou vendas 3,5% superiores na primeira quinzena de junho, em comparação com o mesmo período do mês anterior. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo, Arinos de Almeida Barros, credita parte do resultado ao Dia dos Namorados.

INVESTIMENTO
Pela segunda vez consecutiva, o Itaú Unibanco foi apontado como o melhor banco de investimentos no Brasil. No prêmio The Best Investment Bank 2009, promovido pela revista norte-americana "Global Finance", os critérios foram "market share", serviços aos clientes, estrutura, rede de distribuição e outros.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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