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Banco terá sistema para substituir boleto
Entrará em vigor em outubro uma nova forma de cobrança que elimina o documento impresso; serviço é facultativo
Febraban espera redução de 50% no processamento de boletos em três anos; para bancos, mudança pode levar a uma economia relevante
FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL
Os consumidores terão em
breve uma nova forma para
quitar seus boletos bancários.
O DDA (Débito Direto Autorizado), que vai entrar em funcionamento no país em outubro, permitirá que os clientes
visualizem e paguem seus boletos sem a necessidade de uma
cópia impressa.
Para os bancos, as mudanças
podem representar uma relevante economia, com a diminuição de custos com impressão e envio de cobranças. Para
os clientes, o novo sistema será
uma alternativa às atuais formas de pagamentos.
A partir de segunda-feira, os
clientes poderão procurar os
bancos para se informar e se
inscrever no DDA. O sistema
apenas entrará em operação no
dia 19 de outubro.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cada instituição vai decidir a forma de implantar o DDA. "Cada
banco definirá os canais que vai
oferecer para o cliente ter acesso ao DDA, como internet, celular, caixa eletrônico", diz
Walter Tadeu de Faria, assessor técnico da Febraban.
Para utilizar o novo sistema
de cobrança, o cliente primeiro
deve fazer o cadastramento no
banco com que opera. Além
disso, o responsável pela cobrança do boleto -como escolas, lojas e condomínios- tem
de se inscrever no sistema.
Após essa etapa, o banco define
a maneira como o cliente irá
acessar seus boletos eletrônicos para quitar os débitos.
O sistema será facultativo.
Ou seja, quem quiser pode continuar recebendo os boletos via
correio. ""É apenas mais uma
alternativa para pagar os boletos. Quem preferir continua como está", afirma o assessor da
Febraban.
No início de implantação do
sistema, os boletos de tributos
e serviços de concessionárias,
como água, luz e telefone, não
poderão ser acessados.
"Não podemos esquecer que
muita gente que utiliza os serviços bancários não tem acesso
ou não costuma operar computadores e deve optar por continuar recebendo os boletos pelo
correio. De qualquer forma, é
uma alternativa a mais para os
clientes", diz Luis Miguel Santacreu, analista financeiro da
Austin Rating.
A cada ano, os bancos processam cerca de 2 bilhões de boletos de cobrança, segundo a Febraban, que espera redução de
50% nessa cifra em três anos.
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