São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão do BC não afeta juro de crediário

GEORGIA NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O corte da taxa básica de juros, a Selic, não deve ter impacto imediato nos juros cobrados do consumidor. Segundo Roberto Luis Troster, economista-chefe da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), a tendência é que as taxas caiam, mas não no curto prazo.
O principal fator para a demora do efeito da queda da Selic para o consumidor é que a composição das taxas incorpora outros fatores, como o risco de inadimplência e o lucro das instituições.
"Quando a Selic sobe, a elevação das taxas ao consumidor é imediata. Mas, quando há queda, os bancos são mais criteriosos, avaliando o comportamento do consumidor, do mercado e da concorrência", diz Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
A Anefac faz uma projeção de redução nas taxas (veja quadro nesta página), considerando que a queda do juros será totalmente repassada para o consumidor. Mas esse repasse não deve ser imediato e pode nem acontecer.
Para as financiadoras Losango e Fininvest, a Selic tem uma influência muito pequena na composição dos juros e o entrave para a redução é a inadimplência.
Segundo Boanerges Ramos Freire, da Partner, consultoria especializada em serviços de crédito ao consumidor, a inadimplência, que era de 11,7% em maio de 2001, subiu para 15,2%, considerando pessoas que estão com pagamentos atrasados há mais de 15 dias.
Para Freire, a baixa concorrência no setor e os lucros auferidos pelos bancos e financiadoras também são fatores importantes que dificultam a diminuição das taxas atualmente praticadas.



Texto Anterior: Número dois do Fundo vem ao Brasil
Próximo Texto: Negócios: Para analista, ação da CSN estaria 50% mais barata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.