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DIRETO DA FÁBRICA
A exemplo de marcas como Apple e Dell, empresa investe em unidades próprias; foco é o público feminino
Expansão de lojas da Sony assusta revendas
DA REDAÇÃO
A Sony espera ter 30 lojas próprias nos Estados Unidos, até
2006, para vender os seus produtos diretamente aos consumidores. O que começou com apenas
uma loja em Los Angeles começa
a ser encarado como uma tendência por revendedores, que temem
ver a iniciativa adotada por outras
empresas do setor.
Os revendedores têm receio de
que a concorrência da própria
Sony vá diminuir suas vendas.
"Nós iremos acompanhar de perto o que eles [a Sony] irão fazer
com essas lojas. A fábrica está começando a virar concorrência",
disse Tom Campbell, vice-presidente da Ken Cranes Eletronics,
um rede de revendedores de eletrodomésticos da Califórnia.
A Sony segue exemplo de outras
grandes indústrias nos EUA. A
Apple, fabricante de computadores, já abriu 84 lojas nos Estados
Unidos desde 2001. A fabricante
de processadores Dell também
tem suas próprias lojas.
A mudança da Sony é explicada
pela tentativa de adaptar suas lojas ao público feminino. Dennis
Syracuse, vice-presidente do setor
de lojas da Sony, disse que a empresa notou que as mulheres são
mais rigorosas ao comprar.
Para agradar a esse público, as
lojas possuem um "concierge"
para recepcionar clientes; os corredores são largos para dar passagem a carrinhos de bebês, e as
TVs são dispostas em diferentes
ambientes para dar a impressão
de como ficarão nos quartos.
Uma coisa é certa. Não mais serão vistos nas lojas dezenas de homens assistindo a eventos esportivos nos televisores à exposição.
"Essa é uma regra básica. Não
mostre esportes.", diz Syracuse.
A escolha da localização das lojas também é estratégica: próxima
a lojas de grifes famosas como Tiffany e Louis Vuitton.
Concorrência
A Sony descarta a intenção de
competir com revendedoras.
Uma comparação entre os preços
dos itens da Sony com lojas próximas comprova isso. Os produtos
Sony em sua loja são até mais caros do que nas revendas. Mas a
tentativa de atrair o público feminino parece dar certo. Em uma
das lojas da Sony a proporção era
de 1 homem para 4 mulheres.
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