São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frase nos EUA sobre o Brasil gera mal-estar

DE WASHINGTON

A declaração de Mark Smith, diretor-gerente para assuntos do hemisfério Ocidental da Câmara de Comércio dos EUA, de que subfaturamento é comum no Brasil, referindo-se às acusações feitas à Cisco, causou mal-estar na sede da empresa na Califórnia -a multinacional é uma das associadas da mesma entidade que a acusava.
"Não posso comentar as declarações desse cavalheiro; só posso falar em nome da Cisco", disse John Noh, instado a dar a posição oficial da empresa sobre o que disse Smith. Anteontem, no intervalo de evento promovido pela Câmara em Washington, o diretor afirmou aos jornais "O Estado de S.Paulo" e "O Globo" que "infelizmente" o subfaturamento de importações era lugar-comum no contexto do Brasil.
"Acho que há uma série de questões que criam o ambiente para que as pessoas façam isso, como o peso tributário muito elevado e altas tarifas." Mas ressaltou que "quem desrespeita a lei deve ser punido, seja empresa americana ou brasileira." Para ele, no entanto, o foco não deveria ser apenas a Cisco, mas "como melhorar a aplicação das leis e examinar as origens dessas práticas".
Procurado pela Folha ontem, o diretor não respondeu, até a conclusão desta edição, às ligações nem os recados deixados na Câmara.

Sem justificativa
Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "se há superfaturamento, vamos investigar. Não podemos tolerar que haja alguma violação das leis brasileiras".
Especialistas em tributação ouvidos pela Folha reagiram com indignação à afirmação de Smith. "Carga tributária elevada não é razão para cometer crimes tributários", disse Clóvis Panzarini, sócio da CP Consultores.
"Fico perplexo com uma afirmação absurda e sem lógica como essa. Seria como que sancionar uma ilegalidade -no caso, subfaturamento- como pretexto para justificar a carga tributária elevada", disse Everardo Maciel, ex-secretário da Receita Federal no governo FHC.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Cisco americana diz não cuidar de importação
Próximo Texto: Grandes empresas devem ser alvo freqüente da Receita Federal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.