São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Empresa tem aeronaves paradas porque tem cancelado linhas com ocupação inferior a 50% dos assentos

Vasp estuda usar seus aviões ociosos em vôos fretados

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Vasp, que nos últimos dias vem cancelando a maior parte de seus vôos e, portanto, tem aviões de sobra, pretende começar a oferecer vôos charter, ou seja, fretados, a partir da próxima semana. A idéia é direcionar para isso parte dos antigos Boeing 737-200, que compõem a maior parte da frota da companhia aérea.
A informação é da assessoria de imprensa da empresa, que afirmou também que a aérea deve divulgar sua nova malha ao DAC (Departamento de Aviação Civil) entre hoje e os próximos dias.
Com isso, suspeitam funcionários, devem ocorrer demissões. Segundo a presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Graziella Baggio, a expectativa é que "mais de 50%" dos comissários e pilotos da Vasp sejam dispensados. "Mas a Vasp tem que cumprir o acordo fechado com os trabalhadores na DRT [Delegacia Regional do Trabalho] em que se comprometeu a não demetir nenhum funcionário por 90 dias", afirmou a sindicalista.
O acordo na delegacia foi fechado no início de outubro, ou seja, o prazo ainda está valendo. De acordo com Baggio, o dono da Vasp, Wagner Canhedo, afirmou aos trabalhadores em uma reunião na semana passada que está "sobrando gente".
Na última terça, a Vasp entregou ao DAC um documento pedindo a prorrogação de um prazo que o órgão havia dado para que a aérea apresentasse um plano de reformulação de sua malha.
Por causa dos muitos cancelamentos de vôos, o DAC havia determinado que a companhia apresentasse uma nova malha até ontem. A Vasp pediu então que o prazo fosse prorrogado até o próximo dia 23 deste mês, o que foi aceito pelo órgão. Ontem, não houve operação da empresa, pelo menos até as 17h, nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Pampulha e Porto Alegre.
A Gol anunciou ontem que, a partir de 22 de novembro, passará a operar 10 novos vôos diários na ponte aérea Rio/ São Paulo.


Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: Panorâmica - Inflação: Fipe projeta IPC maior; prévia do IGP-M é de 0,6%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.