São Paulo, sábado, 19 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apec pede acordo "ambicioso" na OMC

DA REDAÇÃO

Os 21 países da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na sigla em inglês) vão apresentar um comunicado pedindo um resultado "ambicioso" para a Rodada Doha de liberalização do comércio, que acontece no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Os países do grupo não aceitaram, porém, um pacote emergencial de propostas comerciais feito por Rob Portman, chefe do USTr (espécie de ministério do Comércio Exterior dos EUA), como objetivo de ajudar a desbloquear as negociações da Rodada.
Apesar de vários países acreditarem que a União Européia está dificultando o avanço das discussões ao não ceder na área agrícola, o comunicado da Apec não culpará o bloco europeu pelo atraso nas negociações.
As 21 economias da Apec são responsáveis por metade do comércio internacional e quase 60% da economia mundial. Os EUA vêm pedindo que os países asiáticos, principalmente, participem mais ativamente das negociações da Rodada Doha.


Com agências internacionais

Texto Anterior: China e Chile fazem acordo bilateral
Próximo Texto: Crise no ar: Zylbersztajn cai do conselho da Varig
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.