São Paulo, sábado, 19 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soja impulsiona novo município

DA SUCURSAL DO RIO

Dos 53 novos municípios instalados desde 1999, o que mostrou o maior dinamismo econômico foi o baiano Luiz Eduardo Magalhães, criado em 2001 e que foi batizado em homenagem ao deputado, ex-presidente da Câmara e filho do senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 1998.
Grande produtora de soja no Oeste baiano, uma das principais fronteiras agrícolas do país, a cidade representa 0,06% do PIB nacional. É o maior percentual entre todas as 53 cidades criadas desde 1999, quando começou a ser calculado o PIB municipal.
Juntas, as novas cidades tinham 0,22% do PIB em 2003.
Na economia da Bahia, Luiz Eduardo Magalhães representa 1,2% de toda a geração de riqueza e está entre as maiores contribuintes para o PIB do Estado.
A soja também impulsiona a economia de várias cidades vizinhas a Luiz Eduardo, como São Desidério, que possui o 12º maior PIB da agropecuária do país.
A soja também impulsiona a economia de mais duas nova cidades, mas em Mato Grosso. São elas: Santo Antonio do Leste e Santa Rita do Trivelatto.


Texto Anterior: Na lanterna: Aposentado e servidor sustentam Bacuri, MA
Próximo Texto: Mercado financeiro: Usina estréia na Bolsa com alta de 15,8%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.