São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

FORÇA MENOR
Os preços do milho no mercado disponível voltaram a perder força na segunda semana deste mês, mas ainda superam os valores de há um mês em várias regiões produtoras do país.

PATAMARES MELHORES
Na avaliação da consultoria Céleres, de Uberlândia (MG), os preços do milho deverão se manter em patamares melhores, podendo se recuperar até a entrada da nova safra. A colheita se intensifica a partir de fevereiro.

CAMINHO EXTERNO
Além de entrar em um período de entressafra, a oferta de milho pode ser enxugada um pouco mais pelas exportações, que crescem. No mês passado, saíram 817 mil toneladas do produto pelo portos do país, o segundo maior volume mensal deste ano.

VOLUME MAIOR...
Com o bom desempenho das vendas externas em setembro e em outubro, o acumulado das exportações de milho sobe para 5,4 milhões de toneladas, 28% a mais do que em igual período de 2008.

....RECEITAS MENORES
Apesar do aumento do volume exportado, os preços externos não estão tão favoráveis. As receitas acumuladas deste ano ficam em US$ 874 milhões, 7% menos do que em 2008, segundo a Secex.

NOS TRILHOS
A ALL deverá movimentar 12% mais grãos na safra 2009/ 10. A empresa, que acaba de comprar dez novas locomotivas, informa que deverá realizar uma série de outros investimentos na expansão de capacidade de transporte de grãos.

PESO MAIOR
Os produtos agropecuários começam a ter pressão maior no atacado. O IGP-10 deste mês indica alta média de 0,45%. Entre as altas apuradas pela FGV estão cana-de-açúcar (4,3%), álcool (14,4%), milho (4,9%) e suínos (10%).

EM ALTA
A oferta abaixo da demanda está provocando alta contínua nos preços da raiz e da fécula de mandioca. Os preços vêm sendo reajustados desde junho, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP). A matéria-prima já acumula valorização de 64% e o derivado, de 47%.

SUSTENTAÇÃO
O patamar de preços da fécula tem sustentado o preço de seu concorrente -o amido de milho. Neste mês, os produtores do centro-sul finalizam o plantio da safra 2009/10. A área deve ter pequeno aumento, mas é estimada uma queda da produtividade por excesso de chuva nos últimos meses.


com KARLA DOMINGUES


Texto Anterior: Aviação civil: Gol aumenta tarifas pela 1º vez em um ano
Próximo Texto: Criação da Petro-Sal passa na Câmara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.