São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama indica Schapiro para assumir SEC

ANDREA MURTA
DE NOVA YORK

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem que alçará ao leme da SEC uma das ex-comissárias da instituição, Mary Schapiro, o que deverá torná-la a primeira mulher a comandar o órgão que fiscaliza e regulamenta o mercado de valores mobiliários dos EUA por um mandato inteiro.
Em época de crise e falcatruas bilionárias, o nome de Schapiro, apesar de tradicional, veio atrelado à perspectiva de mudança.
"O povo americano está frustrado com a ausência de uma supervisão adulta [no sistema financeiro]", disse o presidente eleito.
Obama citou o escândalo sobre a fraude de até US$ 50 bilhões comandada pelo financista Bernard Madoff como exemplo da urgência para reformas. A SEC, apesar de vários alertas, não fiscalizou as ações do fundo fraudulento de Madoff por anos, até que o esquema foi revelado.
O democrata disse que Schapiro, 53, é "esperta e dura" o suficiente para levar as necessárias reformas do órgão a cabo.
Atual diretora da Autoridade Regulatória de Serviços Financeiros (o órgão regulador da indústria de títulos mobiliários), Schapiro tem mais de 20 anos de experiência com supervisão do sistema, incluindo seis na própria SEC.A indicada tem o apoio de democratas e republicanos.


Texto Anterior: Indicadores antecedentes dos EUA têm a maior queda desde 1991
Próximo Texto: Governo bloqueará R$ 20 bi do Orçamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.