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GM decide fechar montadora sueca Saab
Decisão ocorre após o fracasso na tentativa de venda da filial como parte de seu processo de recuperação
DA FOLHA ONLINE
DA FRANCE PRESSE
A General Motors anunciou
ontem que vai fechar sua filial
sueca Saab, após fracassar a
tentativa de vendê-la ao grupo
holandês Spyker.
"Trabalharemos em estrita
colaboração com a Saab para
pôr fim às atividades da empresa de maneira ordenada e responsável", declarou o presidente de atividades europeias da
GM, Nick Reilly, por meio de
comunicado.
"Apesar dos esforços de todos os envolvidos, tornou-se
evidente que as medidas de estudo de contas exigidas para
realizar esta transação complexa não poderiam ser concluídos
a tempo, e para continuar com
suas operações, a Saab necessitava de uma decisão rápida",
explicou Reilly.
A GM procura uma compradora para a Saab desde janeiro,
como parte do seu processo de
reestruturação devido às dificuldades financeiras que atravessa. O grupo automotivo sueco Koenigsegg foi o primeiro a
entrar em negociação, mas desistiu da compra no mês passado. Desde então a GM negociava com a Spyker.
No ano passado, a Saab respondeu por apenas 1,1% das
vendas mundiais da GM, com
93.295 veículos vendidos -o
mesmo nível de produção de
1990. O fabricante emprega
cerca de 3.400 pessoas.
Empréstimos
Ontem, a GM anunciou também que já efetuou a devolução
de parte das ajudas financeiras
que recebeu dos governos dos
Estados Unidos e do Canadá.
A empresa devolveu US$ 1 bilhão ao governo americano e
US$ 192 milhões ao canadense.
O plano da diretoria da GM é
devolver o valor total dos empréstimos -US$ 6,7 bilhões
aos EUA e US$ 1,4 bilhão ao Canadá- até junho de 2010. Porém, o executivo-chefe da montadora, Ed Whitacre Jr., informou que esse plano só se concretizará se não houver mais
contratempos na economia
americana nem nos negócios
da empresa.
A GM pegou empréstimos de
US$ 52 bilhões junto ao governo americano, mas apenas US$
6,7 bilhões em dinheiro. O restante virou uma participação
de aproximadamente 61% na
companhia, que devem ser pagos quando a montadora vender as ações, o que pode ocorrer
até o final de 2010.
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