São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONS reativa termelétricas no Nordeste

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) ligou novamente as usinas termelétricas do seguro antiapagão no Nordeste. Ontem foram acionadas oito usinas, que estão gerando cerca de 500 MW médios. As usinas foram ligadas porque houve aumento do consumo de energia na região.
O Nordeste vem liderando o aumento de consumo no país, com um crescimento de 9,1%, nos últimos 12 meses, até novembro, contra 4,7% de média nacional.
As usinas tinham sido desligadas na sexta-feira porque choveu e foi possível ampliar a geração das usinas hidrelétricas.
As usinas foram ligadas pela primeira vez no dia 27 de dezembro do ano passado. O objetivo é economizar água nos reservatórios das usinas hidrelétricas e, com isso, evitar que a região tenha que passar por um racionamento. A região consome aproximadamente 6.500 MW médios. Quatro usinas termelétricas do PPT (Programa Prioritário de Termeletricidade) estão gerando aproximadamente 475 MW médios. Essas usinas geram energia usando gás natural e são mais baratas que as do seguro, que usam óleo.
As usinas hidrelétricas da região Nordeste geram cerca de 550 MW médios. Além disso, a região está importando energia do Norte -cerca de 1.900 MW médios.


Texto Anterior: Salto no escuro: Conta do racionamento é R$ 300 mi maior
Próximo Texto: Petrobras prevê perder R$ 1,5 bi com usinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.