São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula pede que todos lutem contra o "mal da inflação'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula afirmou ontem em seu programa semanal de rádio que a inflação é "um mal muito grande", mas rejeitou a possibilidade de que o estímulo ao setor produtivo que consta da política industrial anunciada na semana passada possa levar a aumentos de preço. "Nós temos que ter o controle", afirmou, no programa "Café com o Presidente".
Lula disse que o governo fará "o esforço que tiver que fazer" para evitar que a inflação volte, mas ressalvou que o controle da mesma é uma obrigação de todo brasileiro. "É do trabalhador que compra, da dona de casa que compra, do empresário que produz, do atacadista que vende, do varejista e do governo. Todos precisam se preocupar com a inflação, porque ela é um mal muito grande para o país e para as pessoas que vivem de salário", disse.
Lula reconheceu que há aumento da demanda de alguns produtos, sobretudo de alimentos, mas disse que essa é uma tendência mundial e que o Brasil não deve vê-la como problema. "Porque nós temos terra, temos solo, temos água e temos gente para plantar, para que a gente não precise participar desse aumento do alimento no mundo, apenas naquilo que é importado e de que não temos controle."
Também afirmou que o governo busca atentamente o equilíbrio entre sua capacidade produtiva e o crescimento da demanda. "Se a disposição de comprar e as condições de comprar forem maiores do que a capacidade de produzir, nós vamos ter inflação. Estou convencido de que nós vamos controlar a inflação, ela vai estar controlada, o governo está atento, e vamos trabalhar para que o Brasil cresça. Tem muito investimento. Por isso, estou muito otimista de que nós vamos manter a inflação baixa, e o Brasil vai crescer de forma sustentável durante um longo período." (LETÍCIA SANDER)


Texto Anterior: Economistas do Plano Real criticam fundo soberano
Próximo Texto: Confiança do consumidor cai após 8 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.