São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletrobras quer usina eólica e linhas nos EUA

CIRILO JUNIOR
DA SUCURSAL DO RIO

A Eletrobras planeja entrar no mercado de energia elétrica dos Estados Unidos. A estatal quer construir linhas de transmissão e usinas eólicas, a partir da abertura maior do mercado anunciada por Barack Obama.
Para preparar essa entrada, a companhia avalia a compra de algum ativo de transmissão, disse o superintendente de operações no exterior, Sinval Gama. Ele afirmou que busca um empreendimento de pequeno porte.
"Se houver alguma oportunidade, estamos de olho. Avaliamos todo o país, sem nenhuma pressa", afirmou, depois de participar do 22º Fórum Nacional, no Rio.
Gama afirmou que os Estados americanos têm regras específicas para ativos de energia elétrica.
Obama pretende unificar algumas regras, incentivando a produção via fontes renováveis e a construção de grandes linhas de transmissão em boa parte do país.
O plano de expansão da transmissão americana prevê investimentos de US$ 60 bilhões, segundo Gama. A ideia é concorrer nos futuros leilões que serão feitos para a ampliação da interligação.
"Queremos também fazer eólicas. Haverá um bom espaço para a produção de energia limpa e renovável."
A Eletrobras tem estudos ainda para construir usinas e linhas em Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Guiana, Bolívia e Nicarágua.
O objetivo é que, em 2020, 10% do faturamento seja oriundo do exterior.
Gama avaliou que a entrada no Brasil da estatal chinesa State Grid vai intensificar ainda mais a disputa para se expandir no mercado de transmissão.


Texto Anterior: Energia: Estatal faz acordo para produzir biocombustível em Portugal
Próximo Texto: BC vê alta de 10% do PIB no 1º tri; Fazenda prevê menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.