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TAM investe em aeronaves econômicas
DA ENVIADA ESPECIAL A SEATTLE
A TAM receberá no final
de julho o primeiro dos oito
Boeings-777/300ER encomendados nos últimos dois
anos. A companhia pretende
usar as aeronaves para vôos
intercontinentais, especialmente nas rotas para a Europa. Outros três chegam até o
fim do ano.
Com a crise da Varig, a
TAM representa atualmente
quase 75% do mercado de
vôos internacionais, segundo os mais recentes dados da
Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil). Com dólar barato e demanda aquecida, a
companhia optou por operar
com três MD-11 até a chegada das novas aeronaves nas
rotas para Paris e Milão.
Segundo cálculos da
Boeing, o consumo de combustível dos Boeings-777 é
até 20% menor do que o do
MD-11, um fator que tende a
ganhar peso com a alta do petróleo no mercado internacional. A própria TAM anunciou este ano a perspectiva
de aumentos na tarifa em razão da alta no preço do barril.
Segundo a Boeing, o 777 conta com 1.080 pedidos firmes
e 56 clientes no mundo todo.
Além do consumo menor, o
número de passageiros sobe
de 267 para 365 com a mudança de aeronave.
A TAM deve fechar o ano
com um total de 123 aviões
em operação, que incluem
quatro Boeings-777-300ER,
dois 767 e 117 Airbus.
A partir de 2013 a companhia começa a receber 22
aviões A350 XWB, aeronaves
de grande porte da Airbus
para rotas internacionais.
A renda maior e o crescimento da economia fizeram
com que a América Latina
ganhasse espaço na Boeing.
Há hoje 628 aviões da empresa em operação na região.
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