São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Dow Chemical vai produzir no país polietileno a partir do álcool

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A gigante americana Dow Chemical anunciou ontem uma "joint venture" com a brasileira Crystalsev para criar um pólo álcoolquímico que produzirá polietileno (usado em embalagens de plástico) a partir do álcool.
A unidade deve iniciar suas operações em 2011, com capacidade para 350 mil toneladas por ano. Ainda não foi definido o local, mas estão em análise as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
"Estamos felizes em participar do projeto, que diminuirá nossa dependência em combustíveis fósseis, além de proteger o ambiente", disse o presidente mundial da Dow, Andrew Liveris. A matéria-prima usual para a produção do polímero é a nafta, derivada do petróleo.
Essa é a segunda empresa que anuncia que produzirá polietileno a partir do álcool. Há um mês, a Braskem, maior petroquímica do país, divulgou um projeto que vai custar entre US$ 70 milhões e US$ 100 milhões para fabricar o "polietileno verde". O início da produção está previsto para o final de 2009, com capacidade para 200 mil toneladas por ano. (PAULA BOSI)


Texto Anterior: FMI culpa protecionismo dos EUA por alta dos alimentos
Próximo Texto: Paraná volta a ser o maior produtor de grãos, aponta IBGE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.