São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Site foi criado por estudantes há seis anos

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Criado em 1998 por dois estudantes da Universidade Stanford (costa oeste dos EUA), o Google, cujo nome deriva da palavra googol (termo matemático que representa o número um seguido de cem zeros), superou os rivais Yahoo! e AltaVista porque usa uma tecnologia diferente para catalogar o conteúdo da internet.
A relevância de uma página, ou seja, sua ordem na lista de resultados que é mostrada ao usuário, é determinada pela quantidade de links (atalhos) para ela presentes em outras páginas. Parece complicado, mas o raciocínio é simples: quanto mais citado um site é, mais importante ele tende a ser.
É difícil medir cientificamente a eficiência de uma ferramenta de busca, mas os usuários foram percebendo que o Google não só trazia respostas mais precisas como também era mais fácil de usar -ao contrário de seus competidores, que criaram portais (páginas cheias de propaganda e atalhos para outros serviços), o Google manteve a interface simples.
Com o sucesso, os criadores do site foram expandindo seus domínios. Em 2001, compraram os arquivos da Usenet, rede de comunicações que precede a internet comercial, e colocaram o conteúdo na ferramenta de busca. Em 2003, adquiriram a Pyra Labs, empresa que criou o serviço Blogger -responsável pela explosão de popularidade dos diários virtuais. Neste ano, um funcionário do Google inventou o Orkut, hoje o principal site de relacionamentos da rede.
O próximo lançamento da empresa deverá ser o Gmail, serviço de correio eletrônico que oferece 1 Gbyte de espaço gratuito para o usuário.


Texto Anterior: Internet: Ações do Google estréiam com alta de 18%
Próximo Texto: Análise - Richard Waters: Grandes dominaram leilão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.