São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

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INTERNET

Comércio eletrônico no país cresce 45% no semestre

DA FOLHA ONLINE

O comércio eletrônico no Brasil somou, no primeiro semestre de 2008, um faturamento de R$ 3,8 bilhões, resultado 45% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, segundo estudo divulgado ontem pela consultoria e-bit.
Já o número de consumidores cresceu 42% se comparado a 2007, totalizando 11,5 milhões de pessoas que já compraram pela rede no Brasil. Os dados fazem parte da 18ª edição do estudo "Relatório WebShoppers", realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
O gasto médio de cada pessoa também cresceu, 9%, pulando de R$ 296 para R$ 324.
Entre os produtos mais vendidos pela rede, quatro ganharam destaque: livros, com 17% das vendas, itens de informática, com 12%, produtos de saúde e beleza, que atingiram 10%, e aparelhos eletrônicos, que fecharam o semestre com 7%.
Os preços de produtos na internet tiveram uma alta de 1,29% em agosto, na comparação com julho. O resultado quebra um ciclo de quatro meses de queda do índice e-Flation, medido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo). No acumulado do ano, os preços praticados no comércio on-line registram queda de 5,92%.
O grupo de produtos com maior alta nos preços foi o de perfumes e cosméticos, com 2,82%, seguido por eletroeletrônicos (2,62%), brinquedos (2,53%) e CDs e DVDs (2,21%).
"As variações dos valores praticados no comércio on-line foram impulsionadas pela recomposição de preços após as promoções de julho, seguidas do período de compras do Dia dos Pais e da elevação da taxa básica de juros", afirma Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador-geral do Provar, em nota.


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