São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Política atrai consultoria americana ao Brasil

A um ano antes das eleições presidenciais de 2010, o cenário político brasileiro começa a atrair marqueteiros norte-americanos. A George Wa- shington University, por exemplo, está se preparando para atuar na área de consultoria política no Brasil. A universidade quer oferecer novas ferramentas de comunicação para instituições políticas brasileiras, semelhantes às usadas na campanha eleitoral do atual presidente americano, Barack Obama.
Segundo Bernardo Guimarães, mestrando da George Washington University e provável responsável pela operação brasileira, a consultoria não atende partidos políticos ou candidatos, mas sim instituições públicas, como prefeituras e governos estaduais.
"A proposta é manter a assessoria de imagem do político mesmo depois de eleito."
Os professores da instituição, no entanto, podem prestar consultoria a políticos, em serviços não relacionados com a universidade. Foi o caso de Peter Fenn, estrategista da campanha democrata que elegeu Barack Obama.
Segundo Guimarães, a escola ainda não está em contato com políticos e instituições brasileiras para negociar ações de marketing.
Em 2007, houve uma tentativa de fechar contrato com o Senado brasileiro, mas, ao perceber a instabilidade política da instituição na época, a consultoria desistiu do projeto.
Naquele ano, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deixou a presidência da instituição após ser acusado de usar recursos de lobistas para pagar pensão alimentícia à filha.
A primeira ação de fato da George Washington no Brasil será a realização de um evento nos dias 15 e 16 de outubro, no hotel Renaissance de São Paulo. A escola trará quatro especialistas estrangeiros em marketing político para um ciclo de palestras no Brasil.
Dois deles já estão confirmados e participaram da campanha de Obama: Peter Giangreco, responsável pela estratégia de marketing direto, e Ben Self, que criou o portal de arrecadação da campanha.
De acordo com Guimarães, o objetivo do evento é observar o mercado de marketing político brasileiro e prospectar projetos de comunicação estratégica.
"O Brasil tem um potencial enorme para comunicação estratégica e política. Queremos apresentar ferramentas de comunicação mais modernas do que as usadas hoje, muito focadas em ações de rádio e TV."

GOOGLE, 5
O Google completou ontem cinco anos do lançamento de suas ações na Nasdaq. Em 19 de agosto de 2004, quando foram lançadas, a US$ 85, as ações logo enriqueceram cerca de mil funcionários da empresa e tornaram bilionários os fundadores Sergey Brin e Larry Page. No final de 2007, superaram US$ 740, mas logo depois tiveram sucessivas quedas, chegando a valer menos de US$ 260 em novembro de 2008, em meio à crise econômica, quando resgataram tendência de alta.

PIRULITO
A marca internacional de pirulitos Chupa Chups, que deixou o mercado brasileiro em 2002, retorna ao país, agora pelas mãos da fabricante de doces e gomas de mascar Perfetti Van Melle, dona das marcas Mentos e Fruitella. Com o produto, a empresa tem a expectativa de atingir 10% do mercado nacional de pirulitos, que movimenta cerca de US$ 566,6 milhões e 65 mil toneladas por ano, segundo Henrique Veloso Romero, diretor de vendas para o Brasil e América do Sul da Perfetti van Melle. No Brasil, a marca vai replicar um modelo que já segue na Europa, fazendo alianças com produtos fashion. Por aqui, a empresa já fechou contrato com a Brandili Têxtil para explorar a marca em roupas e com a Republic.Vix, pertencente à Chenson do Brasil, que criou uma linha de malas e estojos.

TE CUIDA, COUTINHO
Pouco antes de embarcar para o Rio para receber o Prêmio Multishow na categoria "melhor cantor", Seu Jorge disse a um executivo, em Congonhas, qual era sua próxima meta: "Quero ser presidente do BNDES".

MUDANÇAS
Cerca de 40% dos profissionais de logística do país não acreditam que o PAC trará impactos a suas operações, segundo estudo do Instituto Ilos. Só 25% esperam melhora significativa. Para os outros 35%, as mudanças não serão tão grandes. O estudo será apresentado no Fórum Internacional de Logística, em setembro, no Rio.

CADEIRAS
Ernesto Gardelliano, vice-presidente de finanças e planejamento da Vivo, deixa a operadora para assumir cargo na direção da Telefónica/ Movistar, na Argentina, a partir de setembro. Cristiane Barreto, atualmente diretora de orçamento e controladoria, assume a vaga.

NA PRÁTICA
A maioria dos estudantes (83%) diz que o aprendizado prático é o benefício mais importante que o estágio pode dar à carreira, segundo pesquisa do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) com 11.642 jovens.

ACELERADOR
Com a incorporação da Chrysler pela Fiat, o clima do polo americano de fabricação de veículos começa a mudar. A prefeitura da cidade de Royal Oak, em Detroit, fez homenagem à montadora e trocou o nome de uma de suas ruas para Fiat Drive.

NO IRAQUE
A Câmara Brasil Iraque estima que as empresas brasileiras irão faturar meio bilhão de dólares com vendas ao Iraque. Em sete meses, as vendas ao mercado iraquiano chegaram a US$ 372,3 milhões, apenas US$ 5 milhões abaixo do total de 2008.

ANUÁRIO
O jornal "Valor Econômico" apresenta amanhã as mil empresas com melhor desempenho financeiro em 2008 em evento de lançamento do anuário "Valor 1.000". Uma delas vai receber o prêmio de "Empresa de Valor" do ano, e as mais bem colocadas em 25 setores selecionados serão homenageadas. Segundo o levantamento, o setor químico e petroquímico foi o que somou mais empresas na lista, com 77 companhias. O ministro Guido Mantega (Fazenda) vai participar da cerimônia de premiação.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: PMDB e PT apoiam criação de nova CPMF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.